Entre shows e atrações culturais, aniversário de Brasília é confirmado por decisão da Corte
Por Delmo Menezes
Por 4 votos a 1, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a realização das festividades do aniversário de 65 anos de Brasília. A decisão libera o edital publicado pela Secretaria de Turismo (Setur-DF), que prevê uma série de eventos gratuitos entre os dias 19 e 21 de abril. O julgamento foi motivado por um pedido de suspensão feito pelo Ministério Público de Contas do DF (MPCDF), que questionava aspectos do processo de contratação.
A maioria dos conselheiros entendeu que a suspensão da assinatura do termo de colaboração inviabilizaria a realização do evento, devido ao pouco tempo restante para a organização das festividades. A Corte, no entanto, determinou que a Setur-DF apresente todas as informações do processo licitatório, previsto no Chamamento Público nº 01/2025, para análise posterior do tribunal. A decisão consta no Acórdão nº 1181/2025.
A Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Eleva foi a entidade selecionada para executar a programação do 65º aniversário de Brasília, conforme resultado publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última terça-feira (8). A parceria prevê a realização de uma série de eventos culturais, shows musicais, atividades religiosas, praça de alimentação e atrações para todas as idades.
Sob o tema “O melhor tempo é agora”, a celebração deste ano busca destacar a importância do presente e o orgulho de ser brasiliense. A proposta é envolver a população em uma festa democrática e acessível, valorizando a cultura local e incentivando o turismo na capital federal.
Além da programação artística e cultural, o GDF anunciou benefícios adicionais durante o feriado prolongado, que vai de 17 a 21 de abril. Nesse período, o transporte público — ônibus e metrô — será gratuito, assim como o acesso ao Jardim Botânico de Brasília e ao Zoológico de Brasília.
A expectativa do GDF é atrair milhares de pessoas para os eventos, movimentar a economia criativa local e reforçar a identidade cultural da cidade, que completa 65 anos no dia 21 de abril, data em que também se comemora o Dia de Tiradentes.
A Secretaria de Turismo reforçou que seguirá prestando todos os esclarecimentos solicitados pelo TCDF e que está empenhada em garantir a transparência e a boa execução dos recursos públicos destinados à comemoração.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital