Por Dr. Cid Carvalhaes*
Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, a PÁSCOA, é esta Celebração. Ressuscitar, ressurgir, voltar. Ressurreição do corpo é crença do islamismo, cristianismo, judaísmo.
Para o mundo Cristão, a Ressurreição de Cristo significa propósitos de renovações, mudanças, readequações. Alta relevância, pois, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas, 1/3 da população mundial, são Cristãos. Merecem reverências.
Ressurgir das Cinzas como Fenix. Ave da mitologia grega, com vida estimada em mais de 500 anos, ao sentir aproximação do seu fim, erguia um ninho inflamável, se auto imolava e, decorrido algum tempo, ressurgia das Cinzas.
Grande simbolismo a RESSURREIÇÃO, essencialmente, RENOVAR.
Cordeiro Pascal, ordem de Deus aos israelitas, escravos do Faraó, a imolarem um cordeiro e com seu sangue, tingir a entrada das suas casas para preservação das crianças da fúria de Herodes no combate a chegada do Salvador. Missão êxitosa. Crenças a serem respeitadas.
Celebração atual da Páscoa simbolizada no Coelho que bota ovos. Mero mercantilismo, contagia bastante.
Reflexões, propósitos de renovação, intensificar combates ao racismo, preconceitos de toda ordem, discriminações hediondas, perseguições, privilégios descabidos, enfim, a todo desequilíbrio social.
Com compromissos de renovar, tenhamos todos FELIZ PÁSCOA.
*Dr. Cid Célio Jayme Carvalhaes – Médico neurocirurgião, advogado e escritor. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Presidente do Conselho Deliberativo da SBN, Presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo e Presidente da Federação Nacional dos Médicos. Especialista no Direito Médico e da Saúde e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito. É Colunista do Agenda Capital.
Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/