A higienização das mãos é uma das seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente que o ICTDF
Por Redação
Em 2025, a higiene das mãos continua sendo uma prioridade crucial na área da saúde, especialmente após a pandemia de COVID-19, que reforçou a importância dessa prática para prevenir a propagação de infecções. A Organização Mundial da Saúde (OMS) segue estimulando a adoção de práticas rigorosas de higiene das mãos nos ambientes de saúde como medida fundamental para combater a resistência microbiana aos antimicrobianos e garantir a segurança dos pacientes.
Este ano, a campanha mundial da OMS para o Dia Mundial da Higiene das Mãos é “Luvas, às vezes. Higiene das mãos, sempre”. Essa campanha visa reforçar a necessidade de práticas adequadas de higiene das mãos, uso correto de luvas e conscientização sobre o impacto ambiental causado pelo descarte desnecessário de luvas.
No Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), a higiene das mãos é uma prática constantemente reforçada e monitorada, inclusive, entre os visitantes.
“Desde a pandemia, o ICTDF intensificou suas ações educativas e de fiscalização para garantir que todos os profissionais de saúde, pacientes e visitantes adotem essa prática de forma correta e consistente. A disponibilização de dispensadores de álcool em gel em pontos estratégicos, como leitos e corredores assistenciais, facilita a adesão a essa prática, tornando-a mais acessível e frequente”, afirmou Cláudia Neto Gonçalves Silva, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do ICTDF.
A segunda interventora, Lucylene Messias, reforçou o compromisso da instituição em atender essa importante meta de segurança. “Com a experiência adquirida durante a pandemia de Convid-19, o ICTDF reforçou seu compromisso com a segurança do paciente, consolidando a higiene das mãos como uma prática indispensável no cotidiano hospitalar. A instituição segue investindo na conscientização e capacitação de sua equipe, além de promover campanhas educativas visando garantir um ambiente seguro e saudável para todos”, pontuou.
Metas de Segurança
A higienização das mãos é uma das seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente que o ICTDF já implementou com sucesso e que foi tema do Abril Seguro há poucas semanas. As metas incluem:
– Identificação correta do paciente: Garantir que o paciente seja identificado corretamente para evitar erros médicos.
– Melhoria da comunicação: Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde para garantir a segurança do paciente.
– Segurança na administração de medicamentos: Garantir que os medicamentos sejam prescritos e administrados de forma segura.
– Cirurgia segura: Garantir que as cirurgias sejam realizadas no local correto e no paciente correto.
– Higiene das mãos: Higienizar as mãos para evitar infecções.
– Prevenção de quedas e úlceras por pressão: Implementar medidas para prevenir quedas e úlceras por pressão nos pacientes.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital com informações do ICTDF