A Carreta realiza em média 400 atendimentos por ação, beneficiando principalmente os cidadãos em vulnerabilidade social | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) e tem como objetivo levar atendimentos gratuitos a comunidades

Por Redação

Entre os dias 14 e 17 deste mês, a população do Recanto das Emas contou com um reforço importante para o exercício da cidadania: a Carreta do programa Na Hora nas Cidades. Estacionada na Quadra 406 da região administrativa, a unidade móvel atendeu mais de 300 pessoas em busca de serviços essenciais prestados por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).

A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) e tem como objetivo levar atendimentos gratuitos a comunidades que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de acesso aos serviços públicos. Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2022, a carreta já ultrapassou a marca de 40 mil atendimentos em diferentes regiões do DF.

Durante os três dias de atendimento no Recanto das Emas, os moradores puderam resolver pendências com instituições como BRB, Caesb, Codhab, Detran, Neoenergia, Procon e Receita Federal, além de obter informações jurídicas e assistência social. Tudo em um só lugar, sem a necessidade de longos deslocamentos ou filas demoradas.

Para Luiz Junior Alves da Silva, de 35 anos, a iniciativa foi mais do que bem-vinda. “É muito importante para a população. Resolvi em um único lugar várias situações. Vim renovar meu cadastro do CadÚnico para acessar o benefício Prato Cheio e tirei dúvidas na Defensoria Pública”, relatou.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância do projeto como instrumento de inclusão social: “A Carreta do Na Hora tem sido um instrumento essencial de transformação social. Estamos comprometidos com a descentralização dos atendimentos e em garantir que os serviços alcancem quem mais precisa, com dignidade, agilidade e respeito à população.”

A iniciativa reforça o compromisso do GDF com a promoção da cidadania e a aproximação dos serviços públicos das comunidades, especialmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. A cada parada, a Carreta do Na Hora se consolida como símbolo de um governo presente, que escuta e atende às necessidades da população.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here