Apesar de tarifas elevadas, a montadora chinesa ultrapassou a empresa de Elon Musk em abril, no que um analista chamou de ‘momento decisivo’ para o mercado automotivo do continente

Por Redação

BYD vendeu mais carros elétricos do que a Tesla na Europa pela primeira vez no mês passado, refletindo uma investida agressiva da montadora chinesa no continente, bem como as dificuldades contínuas da empresa de Elon Musk entre os compradores europeus.

A BYD superou a Tesla por menos de 100 veículos, de acordo com dados de 28 países europeus divulgados nesta quinta-feira, 22, pela empresa de pesquisa JATO Dynamics. A BYD vendeu 7.231 carros totalmente movidos a bateria na Europa no mês passado, contra 7.165 da Tesla.

Apesar da pequena margem, este é “um momento decisivo para o mercado automobilístico europeu”, afirmou Felipe Muñoz, analista da JATO, em um comunicado. Os compradores europeus de automóveis parecem dispostos a adotar os carros elétricos chineses, que continuam mais baratos do que as alternativas fabricadas localmente, apesar das tarifas impostas pela União Europeia no ano passado para proteger os produtores nacionais.

As vendas de carros movidos a bateria da BYD aumentaram quase 170% em abril, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse número superou em muito o ritmo de vendas de todos os carros elétricos, que cresceram 17% no mesmo período.

Ao mesmo tempo, os europeus estão evitando a Tesla, que durante anos foi a marca de carros elétricos mais popular na Europa. Suas vendas caíram 49% em abril, em relação ao mesmo período do ano anterior, levando a Tesla para a 11ª posição no ranking do mês. No primeiro trimestre do ano, a empresa ficou em segundo lugar em vendas de veículos elétricos, atrás da alemã Volkswagen.

Na Europa, os carros da Tesla ficaram disponíveis pela primeira vez na Noruega em 2014. A produção começou em uma fábrica nos arredores de Berlim em 2022 — o mesmo ano em que a BYD começou a vender carros na Noruega e na Holanda.

A montadora chinesa está construindo uma fábrica na Hungria e outra na Turquia, que podem exportar carros para a União Europeia sem pagar tarifas. Esta semana, a BYD anunciou que estabelecerá sua sede europeia na Hungria, o que, segundo ela, criará 2 mil empregos, inclusive em pesquisa e desenvolvimento.

No último ano, a BYD se expandiu rapidamente por toda a Europa. Se considerados também seus modelos híbridos plug-in, as vendas da BYD aumentaram bem mais de 300% em abril, em comparação com o ano anterior. Por esse critério, a BYD também superou as vendas de marcas europeias consolidadas como Fiat, Dacia e Seat em alguns grandes países europeus.

A Volkswagen, que luta há anos para competir com as montadoras chinesas e também com a Tesla, liderou a lista de vendas de carros elétricos em abril, com mais de 23.500 novos registros, um aumento de cerca de 60%.

As vendas da Tesla na Europa já vinham desacelerando antes mesmo de Musk, o presidente-executivo da empresa, começar a investir milhões para apoiar o presidente Trump no ano passado. Mas a reação aumentou depois que ele assumiu um cargo na Casa Branca, cortando milhares de empregos e realizando cortes profundos nos gastos, incluindo em ajuda externa. No mês passado, as vendas da montadora na Alemanha e no Reino Unido caíram para o menor nível em mais de dois anos.

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Com Estadão

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