
Além das melhorias viárias, o programa vai abranger ações de iluminação pública, paisagismo e limpeza urbana
Por Delmo Menezes
Com foco na recuperação de infraestrutura urbana, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o programa GDF nas Ruas, uma iniciativa de zeladoria que promete transformar o cenário das regiões administrativas mais afetadas pela deterioração do asfalto e de equipamentos públicos. O objetivo é garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida para a população, por meio de ações estruturantes e integradas.
A primeira etapa do programa já está em andamento com a recuperação da avenida Hélio Prates, uma das principais vias do DF. Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), dez regiões administrativas foram priorizadas por apresentarem elevado grau de desgaste no pavimento, o que exige mais do que simples operações de tapa-buraco. Nesses locais, o serviço será completo, com restauração do asfalto, reforma de calçadas, recuperação de praças públicas, parques e academias ao ar livre (PECs).

Coordenado pela Secretaria de Governo (Segov), o GDF nas Ruas conta com o apoio das administrações regionais, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). A ação também será complementada pelo programa GDF Presente, levando serviços diretos à porta do cidadão.
Além das melhorias viárias, o programa vai abranger ações de iluminação pública, paisagismo e limpeza urbana, priorizando regiões como Ceilândia, Samambaia, Sobradinho e Brazlândia nos próximos meses. “Estamos falando de uma força-tarefa de revitalização urbana que devolve às comunidades o direito de viver em espaços mais seguros, acessíveis e bem-cuidados”, destacou José Humberto, secretário de Governo.
Com essa frente ampla de atuação, o governo busca não apenas resolver problemas crônicos de infraestrutura, mas também valorizar os espaços públicos e atender de forma mais eficaz às demandas da população do Distrito Federal.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital