
A obra, licitada em fevereiro de 2021 e iniciada dois meses depois, incluiu terraplanagem, pavimentação, restauração dos pavimentos, drenagem, sinalização e paisagismo
Por Delmo Menezes
O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou neste sábado (24) a duplicação da DF-140, uma obra de R$ 22 milhões que promete transformar a segurança e a fluidez do trânsito para cerca de 20 mil motoristas que utilizam a rodovia diariamente. A via, que conecta São Sebastião e o Jardim Botânico, agora conta com capacidade dobrada em seus 14,8 km de extensão e uma nova ponte sobre o Ribeirão Santana.
O governador Ibaneis Rocha celebrou a entrega da obra, que estava em projeto desde 2010, destacando a segurança que ela trará à população. “Temos que pensar a cidade olhando para o futuro. E essa região aqui é a que mais vai crescer, o maior polo de crescimento que nós temos aqui no Distrito Federal é exatamente essa região do Jardim Botânico e do Tororó”, afirmou o governador, ressaltando o grande número de condomínios que estão se instalando na área.
A vice-governadora Celina Leão enfatizou a importância da duplicação como um marco para o DF, atendendo a uma demanda antiga dos moradores do Jardim Botânico e do Setor Habitacional Tororó. “As obras garantem segurança, mobilidade e conforto, e simbolizam o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de quem vive na região que mais cresce no DF”, disse.

Uma obra transformadora
O ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, presente na solenidade, elogiou a gestão de Ibaneis Rocha, classificando-o como um “governador transformador”. Ele destacou as diversas obras realizadas pelo GDF que impactam diretamente a qualidade de vida dos moradores do DF, como a duplicação da DF-001 e o Viaduto do Jardim Botânico.
Executada pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER-DF), a duplicação da DF-140 é estratégica por ser uma das principais rotas de acesso a São Sebastião e uma porta de entrada para motoristas vindos de municípios goianos como Cidade Ocidental e Luziânia. O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur, ressaltou que a duplicação evita mortes e acidentes em uma pista que era considerada muito perigosa.

Benefícios e impacto na comunidade
A obra, licitada em fevereiro de 2021 e iniciada dois meses depois, incluiu terraplanagem, pavimentação, restauração dos pavimentos, drenagem, sinalização, paisagismo e a instalação de 19 novos abrigos de ônibus.
Moradores da região expressaram sua satisfação com a entrega da DF-140 duplicada. A líder comunitária Maria José Feitosa, moradora do Setor Habitacional Tororó há mais de duas décadas, classificou a obra como um “presente”, destacando a redução de acidentes e a valorização da região. A aposentada Sergina Maria de Souza Aquino e o administrador de empresas Magela Rosa também comemoraram a melhoria na mobilidade e a valorização da região, que sofria com um trânsito inviável e condições precárias de infraestrutura.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital