“O formato do cartão é simples e pequeno para que a pessoa guarde na carteira, no bolso, bolsa ou porta-crachá", diz a assistente social Jamila Zgiet

O Cartão de Crise é um documento impresso que reúne informações importantes para o manejo de emergências psiquiátricas.

Por Delmo Menezes

Brasília, DF – Com o intuito de aprimorar e agilizar o atendimento a pacientes em crise psíquica, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) lançou uma ferramenta online que possibilita a criação de um Cartão de Crise personalizado para os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A iniciativa, que visa promover um cuidado mais humanizado e seguro, já está sendo implementada e conta com a adesão voluntária dos pacientes.

O Cartão de Crise é um documento impresso que reúne informações importantes para o manejo de emergências psiquiátricas. Nele constam dados como nome do paciente, contato pessoal e do serviço de saúde de referência, medicamentos em uso e aqueles contraindicados. A padronização da geração e impressão do cartão diretamente na ferramenta online garante uniformidade e praticidade para todos os Caps.

Autonomia e cuidado individualizado

A gerente do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) de Taguatinga, Glaucia Figueiredo, destaca a importância do cartão na promoção da autonomia do paciente. “A implementação de um cartão de crise é avaliada a partir das necessidades do indivíduo. Ele é confeccionado na presença do usuário, contendo informações particulares e de como ele gostaria de ser acolhido em uma situação de crise. Isso minimiza fatores estressantes, facilitando a comunicação e direcionamento para sua rede de apoio”, explica Glaucia. A aceitação por parte dos pacientes tem sido positiva, mostrando a efetividade da ferramenta no manejo individualizado das crises.

Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental da SES-DF, reforça que o cartão permite que o paciente, mesmo em crise, consiga comunicar suas especificidades e preferências à equipe de assistência. “O cartão de crise é uma estratégia de cuidado que amplia a autonomia do paciente, fazendo com que ele comunique à equipe assistencial a melhor forma de acolhê-lo durante uma crise psíquica. A ação representa mais um passo no fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial do DF, promovendo cuidado humanizado e maior segurança nos atendimentos emergenciais”, afirma Falcomer.

Praticidade e fortalecimento da rede de apoio

A assistente social da Gerência de Normalização e Apoio de Saúde Mental, Jamila Zgiet, ressalta a praticidade do formato do cartão, que é pequeno e fácil de guardar na carteira, bolso ou bolsa. Além dos dados essenciais, o documento pode incluir informações sobre como o paciente gostaria de ser abordado em momentos de crise, como preferências sobre contato físico. O Cartão de Crise pode ser exibido ou entregue a qualquer pessoa que preste suporte, seja um amigo, familiar ou profissional de saúde, facilitando a comunicação e o acolhimento.

A iniciativa da Subsecretaria de Saúde Mental, em parceria com a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde da SES-DF, foi lançada em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial, celebrado em maio, reforçando o compromisso com um modelo de cuidado mais aberto e centrado no paciente.

A Rede de Atenção Psicossocial no DF

A Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do Distrito Federal conta atualmente com 18 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em funcionamento. Os Caps são serviços especializados de saúde mental de caráter aberto e comunitário, que funcionam em regime de porta aberta – ou seja, não exigem agendamento prévio ou encaminhamento para acolhimento.

Esses centros são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aqueles decorrentes do uso de álcool e outras drogas, tanto em situações de crise quanto em processos de reabilitação psicossocial. A assistência é realizada por uma equipe multiprofissional, que pode incluir psiquiatras, clínicos, pediatras, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, equipe de enfermagem e farmacêuticos, dependendo da modalidade do Caps.

Entre 2017 e 2025, a SES-DF registrou mais de 2,5 milhões de atendimentos em serviços de saúde mental, demonstrando a crescente demanda e a importância da rede de apoio no cuidado psicossocial da população do Distrito Federal.

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Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

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