Lula, Flávio Bolsonaro, Renan Santos, Ronaldo Caiado, Augusto Cury e Romeu Zema escolheram locais simbólicos para marcar o primeiro dia da corrida pelo Palácio do Planalto
Por Delmo Menezes
A disputa pela Presidência da República entra oficialmente em uma nova fase neste domingo (16), com o início da campanha eleitoral de 2026. A partir desta data, candidatos estão autorizados a realizar comícios, carreatas, caminhadas, distribuição de material de campanha e propaganda na internet, dentro das regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral.
O início da campanha ocorre 49 dias antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro. A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, porém, terá início somente em 28 de agosto.
Entre os candidatos mais bem posicionados nas pesquisas, a estratégia escolhida para o primeiro dia é semelhante em um aspecto: a maioria optou por começar a corrida presidencial em locais ligados à própria trajetória política. A Região Sudeste concentra a maior parte dos atos, enquanto Ronaldo Caiado escolheu Goiás para dar a largada.
Lula volta ao berço político no ABC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia oficialmente sua campanha à reeleição em São Bernardo do Campo (SP), cidade que marcou sua trajetória sindical e política.
O ato está programado para a região da Vila Euclides, no Estádio 1º de Maio, local associado às grandes mobilizações dos metalúrgicos do ABC no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980. Foi naquele período que Lula ganhou projeção nacional como liderança sindical.
A escolha tem forte valor simbólico para o petista e também coloca São Paulo no centro da estratégia inicial da campanha. O estado é o maior colégio eleitoral do país e considerado decisivo para a disputa presidencial. O PT confirmou o ato para 16 de agosto, justamente o primeiro dia autorizado para a campanha de rua.
A Vila Euclides é considerada um dos principais símbolos da trajetória política de Lula e da formação das bases que posteriormente contribuíram para a criação do PT.
Flávio Bolsonaro aposta em Copacabana no Rio
O senador Flávio Bolsonaro (PL) escolheu o Rio de Janeiro para marcar o início da campanha presidencial.
A programação prevê um discurso em trio elétrico na Praia de Copacabana, espaço tradicionalmente utilizado em manifestações de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A escolha também aproxima o candidato de sua principal base política e familiar.
O lançamento ocorre em meio a uma campanha marcada pela forte presença do bolsonarismo na disputa nacional. Nos últimos dias, Flávio também enfrentou uma questão partidária: o Tribunal Superior Eleitoral restabeleceu sua filiação ao PL depois de o senador ter aparecido no sistema eleitoral como filiado ao partido Missão.
Renan Santos escolhe a Faculdade de Direito da USP
O candidato Renan Santos, do Missão, decidiu iniciar a campanha em São Paulo, retornando à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), onde estudou.
A escolha está relacionada à trajetória pessoal e política do candidato. Segundo sua equipe, foi na universidade que ele começou a atuar na política estudantil e ampliou sua participação na vida pública.
A estratégia procura associar o primeiro ato de campanha à formação política do candidato e à identidade do partido Missão, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL).
Caiado começa em Goiás
Único entre os principais candidatos a optar por uma largada fora do Sudeste, o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) inicia a campanha em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.
A programação inclui uma carreata por municípios da região, passando por Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental, antes da chegada a Luziânia.
A escolha reforça a ligação de Caiado com Goiás, estado onde construiu sua carreira política e exerceu dois mandatos como governador. O candidato deverá explorar, durante a campanha nacional, a experiência acumulada à frente do governo goiano e apresentar resultados de sua administração como parte de sua proposta para o país.
Augusto Cury começa em Santa Luzia
O candidato do Avante, Augusto Cury, escolheu Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para o primeiro ato oficial da campanha.
Psiquiatra e escritor, Cury entrou na disputa presidencial com um perfil diferente dos políticos tradicionais. A equipe do candidato afirma que Minas Gerais representa um espaço importante de sua trajetória política, já que foi no estado que ele anunciou sua pré-candidatura.
A campanha pretende apresentar Cury como uma alternativa aos polos tradicionais da disputa e explorar o discurso contrário à polarização política.
Zema começa pelo Norte de Minas
O ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) também escolheu o estado para iniciar sua campanha, mas optou por Montes Claros, no Norte de Minas.
O primeiro compromisso foi uma missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, na região central da cidade. Na sequência, Zema deve visitar o Mercado Central.
A escolha de Montes Claros é apresentada pela campanha como uma forma de valorizar uma região que, segundo a avaliação de seus aliados, recebeu investimentos durante sua administração no governo mineiro. Entre as ações destacadas está o chamado Contorno de Montes Claros.
O município, com população superior a 400 mil habitantes, é um dos principais centros urbanos do Norte de Minas.
Sudeste concentra largada presidencial
A distribuição das agendas mostra a importância política e eleitoral do Sudeste para a corrida ao Palácio do Planalto. São Paulo e Rio de Janeiro concentram parte dos principais atos, enquanto Minas Gerais recebe dois lançamentos.
A concentração não é casual. O Sudeste reúne os maiores colégios eleitorais do país e deverá ocupar espaço central nas estratégias das campanhas ao longo dos próximos meses.
Já Caiado utiliza o início da campanha para reforçar sua identidade regional e sua trajetória em Goiás.
Campanha começa oficialmente nas ruas e na internet
Com a abertura oficial da campanha, candidatos e partidos passam a ter novas possibilidades de comunicação com o eleitorado. O calendário eleitoral permite, desde 16 de agosto, a realização de comícios, carreatas, caminhadas e distribuição de material de campanha, além da propaganda eleitoral na internet.
Também estão autorizados, dentro das regras eleitorais, alto-falantes e amplificadores entre 8h e 22h, respeitadas as distâncias mínimas previstas pela legislação em relação a determinados locais, como hospitais, escolas, igrejas, tribunais e sedes dos Poderes.
O rádio e a televisão terão uma data própria para a propaganda eleitoral gratuita: 28 de agosto. Até lá, a internet e os eventos presenciais serão importantes espaços para apresentação dos candidatos, propostas e estratégias de campanha.
Confira onde cada candidato começa a campanha
| Candidato | Partido | Local do primeiro ato |
|---|---|---|
| Lula | PT | São Bernardo do Campo (SP) |
| Flávio Bolsonaro | PL | Rio de Janeiro (RJ) |
| Renan Santos | Missão | São Paulo (SP) |
| Ronaldo Caiado | PSD | Luziânia (GO) |
| Augusto Cury | Avante | Santa Luzia (MG) |
| Romeu Zema | Novo | Montes Claros (MG) |
A partir deste domingo, a pré-campanha dá lugar oficialmente à corrida eleitoral. Os primeiros atos deixam evidente que os candidatos procuram transformar suas trajetórias pessoais e políticas em símbolos para a disputa nacional, ao mesmo tempo em que buscam ampliar presença nos maiores colégios eleitorais do país.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital





