Palácio do Buriti. Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Governadora mantém liderança, enquanto Leandro Grass cresce quatro pontos e se aproxima de Arruda. Pesquisa foi divulgada nesta terça-feira (8) e tem margem de erro de três pontos percentuais.

Por Redação

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aparece na liderança da corrida pelo Palácio do Buriti, com 35% das intenções de voto, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (8). O levantamento foi encomendado pela Globo e mostra uma disputa mais acirrada pela segunda colocação entre o ex-governador José Roberto Arruda (PSD) e o deputado distrital Leandro Grass (PT).

Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Celina oscilou positivamente em relação ao levantamento anterior, passando de 34% para 35%.

Arruda, por sua vez, registrou queda de dois pontos percentuais, passando de 20% para 18%. Já Grass apresentou o maior crescimento entre os principais candidatos, avançando de 13% para 17% e ficando a apenas um ponto percentual do ex-governador.

Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, Arruda e Grass estão tecnicamente empatados.

Confira os números

  • Celina Leão (PP): 35% — eram 34%
  • José Roberto Arruda (PSD): 18% — eram 20%
  • Leandro Grass (PT): 17% — eram 13%
  • Paula Belmonte (PSDB): 4% — eram 3%
  • Cappelli (PSB): 2% — eram 3%
  • Kiko Caputo (Novo): 1% — eram 2%
  • Professora Samara Mineiro (UP): 1% — era 1%
  • Elisson (Agir): 0% — era 0%
  • Professor Robson (PSTU): 0% — era 0%
  • Expedito Mendonça (PCO): 0% — era 0%
  • Rico Pinheiro (PRTB): 0% — era 0%
  • Branco/nulo/não vai votar: 7% — eram 10%
  • Indecisos: 15% — eram 14%

Mais eleitores dizem ter voto definido

O levantamento também mostra uma redução no número de eleitores que ainda podem mudar de opinião até a eleição.

Segundo a Quaest, 55% dos entrevistados afirmam que a escolha do candidato é definitiva. Na pesquisa anterior, esse percentual era de 47%.

Por outro lado, 45% dizem que ainda podem mudar o voto até o primeiro turno, marcado para 4 de outubro. O índice era de 53% no levantamento anterior.

Os dados indicam, portanto, um cenário de maior consolidação das preferências eleitorais à medida que a campanha avança.

Pesquisa ouviu 1.104 eleitores

A Quaest entrevistou 1.104 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 7 de setembro.

A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-04442/2026 e DF-01987/2026.

Com Celina Leão mantendo a liderança, a principal movimentação registrada na pesquisa é a aproximação entre Arruda e Grass. O ex-governador perdeu dois pontos, enquanto o petista avançou quatro, reduzindo de sete para apenas um ponto percentual a distância entre os dois.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais com experiência em diversos órgãos da administração direta e indireta. Analista político e observador atento da política local e nacional. Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here