Pesauisa Igape para deputado distrital. Foto: Divulgação.

Roriz Neto aparece na liderança, seguido por Chico Vigilante e Jaqueline Silva; levantamento mostra ainda 20,7% de eleitores que não sabem ou não opinaram

Por Delmo Menezes

Faltando apenas uma semana para as eleições, a disputa pelas 24 cadeiras da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) entra na reta final com um cenário pulverizado entre os principais candidatos. Pesquisa do Instituto Gazeta de Pesquisa (Igape), encomendada pela TV Atual, afiliada da Record News, divulgada neste domingo (27/9), mostra Joaquim Roriz Neto (PL) na liderança da intenção de voto estimulada, com 4,0%.

Na sequência, aparecem empatados dentro da margem de erro Chico Vigilante (PT) e Jaqueline Silva (MDB), ambos com 3,3%. Wellington Luiz (MDB) registra 3,2%, enquanto Martins Machado (Republicanos) aparece com 3,1%.

O levantamento apresenta uma fotografia da corrida para a CLDF a uma semana da votação, mas os números não permitem estabelecer, isoladamente, quais candidatos ocuparão as 24 vagas, já que a eleição para deputado distrital utiliza o sistema proporcional.

Veja os candidatos que aparecem na pesquisa

  1. Joaquim Roriz Neto (PL) – 4,0%
  2. Chico Vigilante (PT) – 3,3%
  3. Jaqueline Silva (MDB) – 3,3%
  4. Wellington Luiz (MDB) – 3,2%
  5. Martins Machado (Republicanos) – 3,1%
  6. Pastor Daniel de Castro (PP) – 2,9%
  7. Renata Daguiar (Republicanos) – 2,9%
  8. André Kubitschek (PL) – 2,8%
  9. Delegado Fernando Fernandes (Republicanos) – 2,8%
  10. Max Maciel (PSOL) – 2,7%
  11. Eduardo Pedrosa (União) – 2,4%
  12. Pepa (PP) – 2,4%
  13. Cláudio Abrantes (União) – 2,3%
  14. Delmasso (Republicanos) – 2,1%
  15. Robério Negreiros (Podemos) – 1,8%
  16. Bispo Renato Andrade (Republicanos) – 1,6%
  17. Hermeto (MDB) – 1,6%
  18. Iolando (MDB) – 1,6%
  19. Rôney Nemer (PP) – 1,6%
  20. Ricardo Vale (PT) – 1,4%
  21. Raad (Mobiliza) – 1,3%
  22. Jorge Vianna (Democrata) – 1,2%
  23. Marcela Passamani (MDB) – 1,1%
  24. Rogério Morro da Cruz (PSD) – 1,1%

20,7% ainda não sabem ou não opinaram

Um dos dados que chama atenção no levantamento é o percentual de eleitores que ainda não indicaram um nome. 20,7% dos entrevistados disseram não saber ou não opinaram, enquanto 4,3% declararam voto branco ou nulo.

O número revela que uma parcela significativa do eleitorado ainda não manifestou preferência por um candidato na pesquisa estimulada, deixando espaço para mudanças na reta final da campanha.

Outro aspecto é a proximidade entre vários nomes. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, candidatos que aparecem com percentuais próximos não podem ser tratados como posições matematicamente consolidadas no eleitorado.

Disputa proporcional exige atenção

A eleição para deputado distrital é diferente da disputa majoritária para governador e senador. As 24 cadeiras da CLDF são distribuídas pelo sistema proporcional, levando em consideração o desempenho dos partidos e federações e a votação obtida pelos candidatos.

Por isso, uma pesquisa de intenção de voto individual não deve ser interpretada como uma lista definitiva dos futuros integrantes da Câmara Legislativa.

Na reta final, além da decisão individual do eleitor, entram em jogo fatores como desempenho das campanhas, mobilização das bases, votação partidária e distribuição dos votos entre os concorrentes.

Pesquisa foi realizada antes da última semana de campanha

O levantamento foi realizado entre 22 e 26 de setembro de 2026, com 2 mil entrevistados. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número DF-00171/2026.

A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Com apenas uma semana para a eleição, os números mostram uma disputa aberta e pulverizada, na qual uma parcela expressiva dos eleitores ainda não revelou sua preferência. A última semana de campanha será, portanto, decisiva para a consolidação dos votos e para a definição das forças que chegarão à votação de domingo.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais com experiência em diversos órgãos da administração direta e indireta. Analista político e observador atento da política local e nacional. Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here