
No dia do aniversário do Corpo de Bombeiros do DF, mais de 360 pessoas receberam a mais elevada honraria da corporação. Entrega ocorreu na noite desta segunda (2)
Por Redação
A mais elevada honraria do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foi entregue a mais de 360 pessoas na noite desta segunda-feira (2). Militares e civis receberam a Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II no pátio da Academia de Bombeiros Militar, no Setor Policial Sul.
Na condecoração — que incluiu, por exemplo, militares de diferentes forças de segurança, representantes dos governos local e federal e cidadãos que tenham prestado serviços relevantes à corporação —, houve desfile militar e apresentação da banda dos anfitriões.

A comenda Imperador Dom Pedro II foi instituída em 2003, por meio do Decreto nº 24.275. Ela é concedida:
- aos bombeiros militares do Distrito Federal que tenham prestado notáveis serviços à corporação, ao DF ou ao País ou se hajam distinguido no exercício da profissão
- aos militares das Forças Armadas e forças auxiliares (como Polícias Civil e Militar) que, pelos serviços prestados, se tenham tornado credores de homenagem do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
- aos cidadãos, brasileiros ou estrangeiros, que hajam prestado relevantes serviços à corporação
- às corporações militares, nacionais e estrangeiras e respectivas bandeiras ou estandartes, por serviços ou ações que as recomendem ao reconhecimento
Presidente honorário da Ordem do Mérito, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, entregou medalhas acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Claudio Barbosa Castro.

Rollemberg parabenizou os homenageados, os integrantes da corporação — antigos e novos — e disse que a cidade admira e reconhece a atuação dos bombeiros. Entre os importantes serviços prestados, o governador citou o combate à dengue, em parceria com a Secretaria de Saúde.
Para o comandante-geral, essa é a data [o aniversário] mais importante e especial do Corpo de Bombeiros do DF. “O resultado do trabalho está no sucesso diário, em cada vida salva, em cada incêndio combatido e prevenido”, resumiu o coronel Luiz Claudio.
Da Redação com informações da Ag. Brasília