Mínima prevista para os próximos dias é de 18ºC. Capital está sob alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira (12); festas, eventos e blocos estão proibidos.
Por Redação*
O recesso de carnaval será marcado por chuvas e temperaturas amenas no Distrito Federal, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A capital também está sob alerta de chuvas intensas nesta sexta-feira (12).
Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o clima chuvoso deve permanecer depois da Quarta-feira de Cinzas (17) e seguir até o próximo fim de semana. As temperaturas variam entre 18°C e 26°C, e a umidade relativa do ar, entre 50% e 100%, nos próximos dias.
“No Plano Piloto é possível que a máxima seja em torno de 23°C, podendo ficar até mais friozinho que em outras regiões do DF. Esse vai ser o carnaval do bloco do cobertor”, brinca Mamedes.
Confira as orientações da Defesa Civil durante o período de chuvas intensas:
- Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193;
- Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
- Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
- Evita lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
- Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
- Se for motorista, não passa por locais alagados.
Leia também:
Sem festa, mas com ponto facultativo
Devido à pandemia de Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) proibiu festas, eventos e blocos de carnaval em Brasília. A medida, publicada no Diário Oficial (DODF) desta quinta-feira (11), prevê multa de, no mínimo, R$ 20 mil para quem desrespeitar a regra.
De acordo com o texto, os eventos carnavalescos estão proibidos de sexta-feira (12) até 21 de fevereiro. O decreto, entretanto, “não se aplica às demais atividades permitidas ou autorizadas pelas legislações específicas que disponham sobre as medidas de combate à pandemia no Distrito Federal”.
Além de multa, quem descumprir a norma pode responder por crime de infração sanitária, que será apurado pela “autoridade policial competente”.
Apesar de alguns estados brasileiros terem decido adiar a folga do Carnaval, o governador do DF optou por manter o ponto facultativo da data, mas sem sem festas públicas. A medida vale para os dias 15, 16 e até as 14h do dia 17 de fevereiro.
Com isso, alguns serviços terão horário diferenciado, entre eles, bancos, transporte público e comércio.
*Com informações do G1