As 55 mil doses do imunizante já estão na Central de Frios, passando por climatização e serão distribuídas para a rede na tarde desta quinta (29/4)
Por Redação
A vacinação das pessoas com 60 e 61 anos começa nesta sexta-feira (30/4), nos 52 postos do Distrito Federal. As 55 mil unidades do imunizante contra a covid-19 já estão na Central de Frios da Secretaria de Saúde e passam pelo processo de climatização.
Uma fonte ouvida pela reportagem esclareceu que a partir das 16h, as doses serão distribuídas para toda a rede. Assim, quando a população chegar para se vacinar amanhã de manhã, todo o sistema estará abastecido.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação ocorrerá em 52 pontos. A lista das unidades que aplicam os imunizantes está no site da pasta. Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Buriti, as doses passam por climatização, procedimento que vai até as 16h desta quinta (29). Em seguida, elas serão distribuídas aos postos.
As vacinas entregues em Brasília são da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica Sinovac, e da Covishield – idealizada pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca.
Na quarta-feira (28), o governador afirmou que as doses da AstraZeneca serão usadas para imunizar 56.751 idosos. Além disso, 2.237 profissionais das forças de segurança também serão contemplados.
Ibaneis disse ainda que 1.171 doses da CoronaVac serão usada para a primeira etapa, mas não detalhou qual público. Até esta quinta, a campanha abrange pessoas a partir de 62 anos.
Das 55 mil doses recebidas, 5 mil serão estocadas como reserva técnica. A expectativa da chegada de uma remessa da vacina norte-americana Pfizer não se concretizou ainda. O Correio apurou que doses da Pfizer/BioNTech devem ser entregues pelo Ministério da Saúde na próxima segunda (3/5).
Onde me vacinar?
A vacina contra a covid é aplicada nas unidades básicas de saúde, em quadras poliesportivas e em drive-thrus. Em todo o DF há mais de 50 pontos (clique aqui e veja o local mais próximo de você), segundo a Secretaria de Saúde. O horário de imunização é das 9h às 17h e a pessoa não precisa agendar. O GDF pede calma à população, dizendo que haverá doses para todo.
Com G1/CB/Agenda Capital