Seleção Brasileira entra em campo às 21h no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em busca de vitória para encaminhar classificação para a segunda fase
Por Redação
Brasil e Peru se enfrentam nesta noite, às 21h, no Nilton Santos, casa do Botafogo no Rio de Janeiro. O estádio recebeu em 2015 o nome da lenda da seleção e do time carioca. Com a Amarelinha, o lateral-esquerdo conquistou duas Copas do Mundo: em 1958 e 1962.
Depois de derrotar a Venezuela por 3 a 0 na estreia, a Seleção Brasileira sabe que uma vitória nesta quinta pode encaminhar a classificação para a próxima fase da competição. Mas a tarefa não promete ser fácil, ainda mais diante de um adversário tão conhecido: desde o início da última Copa América, este será o quinto confronto entre as duas equipes.
Muito por conta disso, o técnico Tite preferiu não revelar o time que entrará em campo, mas destacou que, mesmo com mudanças, o objetivo é apresentar uma Seleção com o mesmo padrão de jogo e bom desempenho dos últimos jogos.
“É um desafio que a gente tem. É uma linha muito próxima entre dar oportunidade e manter a característica do time. A ideia é manter a função que eles exercem na rotina com seus clubes. Isso dá segurança para o atleta, da individualidade, do domínio da função. Para que possamos ter desempenho, com as nossas engrenagens”, comentou Tite.

Créditos: Lucas Figueiredo/CBF
Lembrança do Maracanã
Nos últimos anos, Brasil e Peru tiveram alguns duelos emblemáticos. O principal
deles foi na final da Copa América de 2019, vencida pela Seleção Brasileira. Na
decisão, a Canarinho derrotou os peruanos por 3 a 1, com gols de Everton,
Gabriel Jesus e Richarlison. A vitória coroou o nono título sul-americano do
Brasil, que agora busca o bicampeonato da Copa América.
O retrospecto geral é amplamente favorável para a Seleção Brasileira. Em quase 90 anos de rivalidade, são 33 vitórias do Brasil, nove empates e somente cinco triunfos peruanos. Duas dessas derrotas vieram nos últimos cinco anos, uma pela Copa América Centenário e outra em jogo preparatório de 2019.
A última vez que Brasil e Peru se enfrentaram foi pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022. Jogando fora de casa, a Seleção Brasileira venceu por 4 a 2, com três gols de Neymar. Naquela noite, por alcançar a marca de 62 gols com a Amarelinha em jogos contra seleções, o camisa 10 homenageou Ronaldo Fenômeno na comemoração.
Retrospecto de Brasil x Peru
Jogos: 47
Vitórias do Brasil: 33
Empates: 9
Derrotas: 5
Gols do Brasil: 102
Gols do Peru: 33
Maior vitória: Brasil 7 x 0 Peru (1997)
Maior derrota: Brasil 1 x 3 Peru (1975)
Placar mais comum: Brasil 1 x 0 Peru (sete vezes)
Brasil x Peru – CONMEBOL Copa América 2021Data: 17/6 (quinta-feira)
Horário: 21h
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão: SBT e ESPN Brasil
Da Redação do Agenda Capital