Floresta Encantada do Tapajós, Alter do Chão, Santarém-Pará. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Por Delmo Menezes

Formado pelas tranquilas águas do Rio Tapajós, bem ao lado da exuberante Alter do Chão, município de Santarém-Pará, onde fica a famosa Ilha do Amor, considerada pela revista The Guardian, como uma das praias fluviais mais lindas do mundo, se encontra a Floresta Encantada do Tapajós.

Flotesta Encantada do tapajós. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Para chegar à Floresta Encantada, o mais recomendado é contratar um guia e fazer o passeio de lancha em frente a orla de Alter através de um dos barcos da Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão (Atufa), ou pelo Restaurante Espaço Caranazal, às margens da rodovia que liga Santarém-Alter do Chão. Ela fica a cerca de 3 km do centro da vila. O nome Caranazal, vem dos vários coqueiros que lá existem da espécie de caraná.

O passeio geralmente é feito por uma canoa. Não pode ser realizado por lanchas motorizadas. Em época de cheia do Rio Tapajós nos meses de janeiro a julho, o tour fica ainda melhor, pois é marcada pelo inverno amazônico, quando as águas tomam conta da floresta e o lugar fica ainda mais mágico. 

Na época das cheias, formam-se os igarapés que são pequenos cursos d’água da região amazônica. Normalmente alcança pequenas profundidade e percorrem o interior da floresta, onde o passeio geralmente é feito por canoas.

Uma chuvinha fina nos acompanhou em nosso passeio e mesmo assim a paisagem da área de igapó encantou o nosso pequeno grupo que se dividia em duas canoas. O caminho estreito e “as ruas” da floresta alagada com seus troncos e raízes, foram o cenário de muitas fotos. Aproveitamos para dar um bom mergulho.

O Lago Verde de Alter do Chão pode ser visto o ano inteiro, mas a Floresta Encantada tem o auge da beleza na cheia do Rio Tapajós. Neste período de início do ano, a areia quase desaparece, mesmo assim é um paraíso para turistas e os nativos da região.

Flotresta Encantada do Tapajós. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

O passeio vale a pena por ser um local único no meio da Floresta Amazônica. É um verdadeiro paraíso bem no meio do chamado “Caribe Brasileiro”. O silêncio, a paz, o cantarolar dos pássaros e a exuberância da floresta, é algo que toca em todos nós quando se mergulha mata adentro.

Jair da Conceição bandeira, um dos guias turísticos da Floresta Encantada do Tapajós. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

É neste recanto encantado que conhecemos os nossos guias turísticos, Jair da Conceição Bandeira e Antônio João Sousa Sardinha. Eles nos contaram histórias e lendas dos botos Tucuxi e Cor de Rosa que geralmente nos brindam no fim de tarde com suas estripulias no meio do rio Tapajós. Por quase duas horas foram eles que nos guiaram pela floresta em suas canoas.

Antônio João Sousa Sardinha, um dos guias turísticos da região de Alter do Chão, onde fica a Floresta Encatada do Tapajós. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital.

Mesmo eu que nasci na região e estando fora por muitas décadas, não dá para ignorar a beleza que é fazer um passeio pelas águas tranquilas do rio tapajós e seus afluentes, onde se encontra a floresta. Realmente o lugar é mágico. Fica aqui nossa dica para você visitar a Floresta Encantada do Tapajós. Em pleno inverno amazônico, desfrutamos da natureza no seu estado mais puro.

Floresta Encantada do Tapajós. Foto: Delmo Menezes / Agenda Capital

Delmo Menezes – Jornalista, Gestor Público, Secretário Executivo e Editor-Chefe do portal de notícias Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here