
A UBS 1 de Águas Claras tem se destacado no acolhimento Institucional à população em situação de vulnerabilidade no Albergue da cidade
Por Delmo Menezes
O trabalho da equipe dos servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS-1) do Areal/Águas Claras, tem chamado atenção do governo pela experiência exitosa no trabalho de melhoria da assistência à saúde da população em situação de vulnerabilidade.
Semana passada, o enfermeiro Edmon Martins Pereira, que é um dos responsáveis pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família (SAIF), apresentou na sede da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), um pouco de sua experiência no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ideia de Implantação do serviço de atendimento em saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade, surgiu do enfermeiro Edmon Martins Pereira e do médico da família Diogo Batista. Eles perceberam a necessidade de criar esse consultório dentro da UNAF porque os acolhidos no local dificilmente iam se consultar na UBS 1 de Águas Claras, referência de atendimento da região.
“É uma parceria que está dando muito certo, pois essa é uma população muito excluída perante a sociedade. Além disso, são pessoas vulneráveis a certas doenças, como infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose hanseníase, além dos vícios com álcool e drogas”, explica o enfermeiro.
A criação
A implantação do atendimento em saúde no Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família do Areal (SAIF), começou em 01/2020, com a criação da Equipe 07 (Roxa) na UBS 1 Águas Claras/Areal, contempla o Albergue.
Existia acordo prévio com o Ministério Público para garantir atendimento ao Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família à população da SAIFA na UBS de Águas Claras/Areal.
O SAIFA é uma unidade pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que realiza acolhimento temporário para homens adultos, idosos, deficientes e famílias, que estejam em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência e sem condições de autossustento.
Acolhimento
Existe uma central que define e encaminha as pessoas para unidade de acolhimento. De acordo com o enfermeiro Edmon Pereira, não é porta aberta, existem alguns critérios.
“Pensando nas dificuldades da população que vive na Unidade de Acolhimento, suas vulnerabilidades (idosos, pessoas com deficiência, etc) e dificuldades de acessibilidade e mobilidade (UBS fica em torno de 3 km de distância). Então surgiu a ideia de se deslocar até eles”, explica o enfermeiro Edmon.
Etapas da implantação
- Visita prévia no SAIF, para avaliar as condições para atendimento na unidade;
- Em fevereiro de 2021, a equipe da UBS 1 iniciou os atendimentos no local, com agendas semanais, (consulta de enfermagem e consulta médica);
- Definição de fluxo de atendimento: todas as pessoas acolhidas no Albergue, ao entrar na unidade, passam por atendimento com o enfermeiro. São realizados Teste rápidos para rastreamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e avaliação para outros agravos (Hipertensão, Diabetes, Tuberculose, Hanseníase etc.). e avaliada a necessidade de consulta médica.
- A equipe do SAIF organiza as agendas e garante as condições para os atendimentos.

Principais agravos diagnosticados:
- ISTS/HIV
- Hepatites
- Tuberculose e Hanseníase
- Uso abusivo de álcool e outras drogas
- Questões de saúde mental
Em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, foram realizadas 200 consultas médicas e de enfermagem; 800 testes rápidos. Em 2021, 320 consultas médicas e de enfermagem, 850 testes rápidos e 5 ações intersetoriais (ação social, saúde, corte de cabelo entre outros serviços.
SAIF AREAL (Albergue)
- Possui atualmente aproximadamente 120 pessoas albergadas.
- Predominância de idosos, pessoa com deficiência (PCD) e famílias desabrigadas com alto grau de vulnerabilidade;
- Normalmente são pessoas com dificuldade de acessos a APS, pois não possuem residência fixa e dificuldade de locomoção.
Atendimento e ações no Albergue
- Rotina de Consulta;
- Ação Social dentro do Albergue ao menos 3 vezes ao ano;
- Stand de nutrição, odontologia, testes rápidos, corte de cabelos, saúde da mulher e do homem, atendimento médico e de enfermagem.

Equipe:
Enfermeiro: Edmon Martins Pereira
Médico: Dr. Diogo Nogueira Batista
Gerente da UBS1 Águas Claras/Areal: Enfermeira Juliana Félix
Região de Saúde Sudoeste
Diretora DIRAPS: Cleonice Godois.
Gerente de Enfermagem/DIRAPS: Patrícia da Silva.
A Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias do Areal é uma unidade pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que realiza acolhimento temporário para homens adultos, idosos, deficientes e famílias, que estejam em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito no DF e sem condições de autossustento.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital