Ebrahim Raisi, à esquerda, com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, hoje cedo, na inauguração de uma barragem na fronteira do Irã e do Azerbaijão.

O helicóptero que caiu foi encontrado por equipes de busca, informou a TV estatal iraniana. Ainda não há atualização sobre as condições das pessoas a bordo.

Por Redação

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que está desaparecido nas montanhas do Irã após a queda de um helicóptero perto da fronteira com o Azerbaijão, é um linha-dura que foi fundamental nos últimos anos para conduzir o Irã de volta às crenças mais intransigentes dos fundadores revolucionários da República Islâmica.

“Ainda estamos esperançosos, mas as informações provenientes do local do acidente são muito preocupantes”, disse o funcionário à Reuters, falando sob condição de anonimato.

A TV estatal citou um funcionário dizendo que pelo menos um passageiro e um membro da tripulação estiveram em contato com equipes de resgate. Também disse que o helicóptero foi encontrado, embora o Crescente Vermelho iraniano tenha negado esta informação.

Equipe de resgate chegam ao provável local do acidente. Varzaqan, Província do Azerbaijão Oriental, Irã, 19 de maio de 2024. Azin Haghighi/Agência de Notícias 

O líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, que detém o poder final com a palavra final sobre a política externa e o programa nuclear do Irã, procurou tranquilizar os iranianos, dizendo que não haveria perturbações nos assuntos de Estado.

Defensor de valores profundamente conservadores na frente interna, em termos de política externa, Raisi também assumiu uma postura cada vez mais agressiva, e foi sob seu comando que Teerã optou por lançar seu recente ataque sem precedentes com mísseis e drones contra Israel, colocando os dois países em conflito. conflito direto e aberto pela primeira vez.

Embora tenha sido eleito presidente em junho de 2021, tendo-se apresentado como a melhor pessoa para combater a corrupção e os problemas económicos do Irã, Raisi ocupou durante muito tempo cargos importantes no país, incluindo um alegado papel-chave no chamado Comité da Morte responsável pela execução de milhares de prisioneiros. na década de 1980, uma afirmação que ele negou.

Turquia envia equipe de busca e salvamento

A Turquia está a enviar equipamento de busca e salvamento para ajudar a encontrar o presidente iraniano e o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Um helicóptero de busca e resgate de visão noturna, 32 pessoas e seis veículos foram enviados ao país, informou a agência de desastres do país.

Outras 15 equipes de resgate foram colocadas em alerta caso sejam necessárias, acrescentou.

O Ministério das Relações Exteriores turco disse que estava acompanhando os acontecimentos no acidente de helicóptero no domingo no Irã com tristeza e esperando pelo bem-estar do presidente, acrescentando que foram tomadas medidas para fornecer todo tipo de apoio às atividades de busca e resgate.

“Esperamos que as autoridades iranianas, incluindo o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, estejam seguros e saudáveis”, afirmou em comunicado.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com Reuters/The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here