
Exame inovador oferece mais precisão e rapidez no diagnóstico de doenças cardíacas na rede pública do Distrito Federal. Exame não invasivo, começou a ser feito no Hospital Regional do Gama.
Por Redação
A partir de agora, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal podem contar com um exame de última geração para o diagnóstico de doenças cardíacas: a angiotomografia de coronárias (angio CT). O exame, que já era disponível na rede privada, foi incorporado recentemente à rede pública, trazendo mais precisão, rapidez e acessibilidade para o diagnóstico de doenças como aterosclerose coronariana, aneurismas e malformações congênitas.
Realizado no Hospital Regional do Gama (HRG), a angio CT utiliza tomografia computadorizada e contraste iodado para criar imagens tridimensionais detalhadas das artérias coronárias, os vasos sanguíneos que irrigam o coração. Essa tecnologia inovadora permite aos médicos identificar com mais precisão a presença de placas de gordura, obstruções e outras anomalias nas artérias, auxiliando no diagnóstico precoce e preciso de doenças cardíacas.
O confeiteiro Eric de Morais, 34 anos, passou pelo exame. Após acompanhamento com cardiologista da Secretaria de Saúde do DF (SES), o paciente foi encaminhado à angio CT para investigação de sintomas que o incomodam: dor no peito e fadiga. “Foi muito tranquilo. O resultado não apresentou nada de anormal, nem mesmo gordura acumulada. Então, vou continuar a sondar para entender o que pode estar acontecendo”, conta.

Um marco para a saúde pública do DF
A implementação da angio CT na rede pública do DF representa um marco importante para a saúde pública. O exame, antes disponível apenas para pacientes com planos de saúde, agora está acessível à população em geral, democratizando o acesso a um diagnóstico de qualidade e contribuindo para a redução da mortalidade por doenças cardíacas.
Como se beneficiar do exame
Para realizar a angio CT, o paciente deve ser encaminhado por um cardiologista da rede pública de saúde e passar por uma avaliação prévia. O usuário deve ser encaminhado pelo Complexo Regulador. Quem faz a indicação é o médico cardiologista da rede pública de saúde.
O exame é realizado no Hospital Regional do Gama e requer jejum de quatro horas e a suspensão de alguns medicamentos antes da sua realização.
A incorporação da angiotomografia de coronárias à rede pública de saúde do DF é um passo importante para a modernização e a humanização do atendimento cardiológico. O exame oferece mais precisão, rapidez e acessibilidade no diagnóstico de doenças cardíacas, contribuindo para o melhor cuidado da saúde da população.
A angiotomografia CT analisa as artérias coronárias, responsáveis por levar sangue para o coração. “O exame permite avaliar a anatomia das artérias e o mais importante: se o paciente teve alguma obstrução significativa no fluxo de sangue”, chefe do Núcleo de Radiologia e Imagenologia (Nuri) do HRG, Vinícius Alves Bezerra.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital