Profissionais ressaltam a importância do intercâmbio de conhecimentos

Por Redação

Na noite da última terça-feira (13), o Centro de Trauma do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu uma visita de grande importância. Instrutores do European Trauma Course, um dos mais respeitados cursos de treinamento em trauma na Europa, visitaram as instalações do centro, acompanhados pelos cirurgiões de trauma do HBDF, Dr. Renato Lins, Dr. Rodrigo Caselli e Dr. Wellington Santos.

Os visitantes, entre eles o renomado Dr. Ayman Nasr, educador do curso e cirurgião com vasta experiência internacional, ficaram impressionados com a infraestrutura e a dedicação da equipe do HBDF. Dr. Nasr, que tem sua formação em cirurgia geral e trauma na Irlanda e atualmente atua na Arábia Saudita, elogiou o centro: “O que mais me impressionou foi a dedicação da equipe e a estrutura do centro, que se compara a referências dos Estados Unidos. Os cirurgiões estão de parabéns pelo trabalho realizado,” comentou ele, enfatizando a excelência do atendimento prestado no hospital.

Outro destaque da visita foi o Dr. Gustavo Fraga, professor titular da Unicamp e coordenador nacional do European Trauma Course no Brasil. Ele expressou admiração pelo movimento e pela estrutura do HBDF, que desmentem a ideia de que o Brasil possui poucos centros de trauma bem estruturados. “Aqui no HBDF, há um grupo de cirurgiões fazendo a diferença, com um desejo claro de que essa área receba ainda mais atenção no futuro,” afirmou Dr. Fraga.

Para o chefe do trauma do HBDF, Dr. Renato Lins, a visita foi uma oportunidade valiosa para apresentar o trabalho do Centro de Trauma e trocar experiências com profissionais de diferentes países. “Essa troca de experiências é fundamental para o crescimento e aprimoramento da nossa equipe. Mostrar o que estamos fazendo aqui e ouvir a opinião de colegas de outros lugares nos motiva a buscar sempre a excelência no cuidado ao paciente,” destacou ele.

Dr. Rodrigo Caselli, também cirurgião do HBDF, reforçou a necessidade de se valorizar a área de trauma no Brasil, defendendo que o trauma seja tratado como uma especialidade. “O paciente traumatizado merece essa atenção específica,” afirmou Dr. Caselli.

A visita não só reforça a posição do HBDF como um centro de referência em trauma no Brasil, mas também destaca sua relevância em um contexto internacional, reafirmando o compromisso da instituição com a excelência no atendimento e o contínuo aprimoramento de suas práticas.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com IgesDF

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here