Por Delmo Menezes
As articulações políticas envolvendo a eleição da futura mesa diretora da Câmara Legislativa do DF (CLDF), para o biênio 2017/ 2018, estão ocorrendo de forma “frenética” nos bastidores da CLDF.
Nesta terça-feira (13) pela manhã, o principal interlocutor do governo Rollemberg junto aos parlamentares, José Flávio, foi visto dando “plantão” inclusive no horário do almoço, fazendo a “contabilidade” dos nomes que já são dados como certo na conta de Agaciel Maia (PR).
O Agenda Capital obteve informações de assessores próximos, de que o grupo liderado pelo deputado Wellington Luiz (PMDB), estaria usando o deputado Joe Valle como moeda de troca, mesmo sabendo que Agaciel estaria com uma margem privilegiada em relação ao parlamentar.
O deputado Agaciel Maia (PR), é um político hábil, com bastante experiência no legislativo, sabe que neste momento de turbulência que o DF e o País estão atravessando, nada melhor que o diálogo com as diferentes forças políticas, para colocar ordem na Casa. Acertou em cheio em trazer o distrital Ricardo Vale (PT) para ser seu vice.
Interlocutores da Casa, relatam que o deputado Rafael Prudente (PMDB), poderia assumir a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e a deputada Celina Leão, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), num eventual apoio a chapa liderada por Agaciel.
Veja a lista dos prováveis deputados que estariam fechado com Agaciel:
Wasny de Roure – PT
Chico Vigilante – PT
Ricardo Vale – PT
Lira – PHS
Juarezão – PSB
Bispo Renato – PR
Rodrigo Delmasso – PTN
Israel Batista – PV
Júlio César – PRB
Telam Rufino – PROS
Luzia de Paula – PSB
Agaciel Maia – PR
De acordo com interlocutores que preferem não se identificar, Robério Negreiros (PSDB), Liliane Roriz (PTB) e Sandra Faraj (SD), podem ainda fazer parte desta lista, dependendo dos desdobramentos.
Da Redação do Agenda Capital