Entre os dias 20 e 24 deste mês, será realizada a 16ª edição da AgroBrasília, principal feira de agronegócio do Planalto Central. Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A grande novidade deste ano é a criação do Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec), uma expansão do bem-sucedido Pavilhão de Tecnologia e Inovação

Por Delmo Menezes

Com o tema “Agro para Todos”, a 16ª edição da maior feira de agronegócio do Planalto Central aposta em tecnologia e inovação, com destaque para o inédito Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec), visando alavancar a produção em todas as escalas.

Entre os dias 20 e 24 deste mês, o Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, se transformará no epicentro do agronegócio com a realização da AgroBrasília 2025. A feira, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e com o apoio de importantes órgãos como a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e a Emater-DF, chega à sua 16ª edição consolidada como um espaço estratégico para a apresentação de produtos, inovações e tecnologias que atendem desde pequenos agricultores familiares até grandes empreendedores do setor.

Guilherme Brenner: “A ideia é que o produtor venha aqui, conheça as soluções que as indústrias e empresas de tecnologia desenvolveram e, por meio desse conhecimento, possa escolher o que é melhor para o negócio dele”. Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A grande novidade deste ano é a criação do Ambiente de Inovação e Tecnologia (Aitec), uma expansão do bem-sucedido Pavilhão de Tecnologia e Inovação. Com uma área de 1,2 mil m², o Aitec abrigará a Vila Startups, arenas dedicadas a drones, espaços para palestras e debates sobre temas cruciais como o aumento da demanda por alimentos e as mudanças climáticas.

O presidente da AgroBrasília e da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, demonstra grande otimismo para esta edição, com a expectativa de superar os 170 mil visitantes do ano anterior e alcançar um recorde de aproximadamente 600 expositores. “A ideia é que o produtor venha aqui, conheça as soluções que as indústrias e empresas de tecnologia desenvolveram e, por meio desse conhecimento, possa escolher o que é melhor para o seu negócio”, ressalta Brenner, enfatizando o ganho tecnológico e o impacto na produtividade e sustentabilidade a longo prazo.

Entre os dias 20 e 24 deste mês, será realizada a 16ª edição da AgroBrasília, principal feira de agronegócio do Planalto Central. Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

“Agro para Todos”: Inclusão e Oportunidades para a Agricultura Familiar

Mantendo o tema “Agro para Todos”, a AgroBrasília oferece um ambiente propício para a realização de negócios e a descoberta de novidades em maquinários, implementos agrícolas, insumos, sustentabilidade, genética animal e vegetal, pesquisas e biotecnologias. A feira também dedica um espaço permanente ao Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e áreas específicas para a agricultura familiar, onde são apresentadas tecnologias e pesquisas adaptadas às necessidades do setor.

A Emater-DF marca presença com um espaço de 20.700 m² voltado à agricultura familiar, composto por dez circuitos demonstrativos de tecnologias em áreas como agroindustrialização, cultivo de hortaliças, floricultura, mecanização da irrigação, bovinocultura, piscicultura, bioinsumos, panificados, embutidos, tratamento de solo e artesanato. O espaço também abriga organizações sociais e programas de apoio ao empreendedorismo rural.

Lucimar Ferreira dos Santos produz frutas, legumes e passou a se dedicar, recentemente, ao mel, com o apoio técnico da Emater-DF. Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Ricardo Luz, extensionista da Emater-DF e coordenador do espaço da agricultura familiar, destaca a inclusão proporcionada pelo tema da feira: “A hortaliça do dia a dia que consumimos vem da agricultura familiar, são os pequenos que estão produzindo. A agricultura familiar tem uma força dentro do mercado muito grande”.

Novidades e Conquistas para o Setor Lácteo

A AgroBrasília 2025 também será palco de importantes lançamentos para o setor lácteo do Distrito Federal, como a rota do queijo artesanal e o registro provisório do queijo artesanal – uma reivindicação histórica dos produtores de leite.

A Emater-DF oferecerá transporte e alimentação para mais de 1.500 pequenos produtores, como Lucimar Ferreira dos Santos, agricultora familiar do Assentamento Patrícia Aparecida. Lucimar, que diversificou sua produção com o apoio técnico da Emater-DF, vê na AgroBrasília uma oportunidade valiosa de crescimento: “É muito importante para nós produtores rurais pequenos, porque é uma oportunidade maravilhosa. Vai impactar bastante, me ajudando com a tecnologia. É uma porta aberta, estou muito feliz de estar fazendo parte do AgroBrasília.”

A extensionista da Emater-DF Yokowama Odaguiri Cabral reforça a importância da participação desses produtores em eventos como a AgroBrasília: “Além das capacitações, a Emater abre vários espaços em feiras como na AgroBrasília, para que eles possam comercializar os produtos de alguma forma. Lá abre-se a visão, eles conhecem várias técnicas novas e começam a empreender dentro da propriedade, gerando renda”.

A AgroBrasília 2025 se configura, assim, como um evento imperdível para todos os atores do agronegócio, unindo tecnologia, inovação e oportunidades para impulsionar o desenvolvimento do setor em todas as suas dimensões.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here