Blitz do Detran-DF, Lei Seca mais rigorosa e conscientização reduzem em 21% o número de motoristas alcoolizados no DF
Por Delmo Menezes
Uma pesquisa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aponta que o número de motoristas alcoolizados flagrados em 2024 caiu 21% em relação ao ano anterior. Essa redução é resultado de uma série de ações realizadas pelo Detran-DF, como:
- Intensificação da fiscalização: As equipes de policiamento e fiscalização de trânsito aumentaram o número de blitze e abordagens, principalmente em áreas de maior movimento de bares e casas noturnas.
- Campanhas educativas: O Detran-DF promoveu diversas campanhas de conscientização sobre os riscos de dirigir sob o efeito do álcool, tanto em meios de comunicação tradicionais quanto em redes sociais.
- Suspensão da CNH: O número de motoristas que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por dirigirem alcoolizados triplicou em 2024. Essa medida, mais rigorosa, visa retirar os motoristas infratores das ruas e aumentar a sensação de segurança.
- Tecnologia a favor da fiscalização: O Detran-DF implementou o sistema Sober, uma ferramenta tecnológica que permite identificar condutores sujeitos à suspensão da CNH, agilizando o processo de punição e aumentando a eficiência da fiscalização.
Apesar da queda no número de flagrantes, o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka, ressalta que o número de motoristas alcoolizados nas ruas ainda é alto e que o trabalho de conscientização e fiscalização precisa ser contínuo. “É fundamental que a população entenda que beber e dirigir são atitudes incompatíveis e que podem causar acidentes graves, com vítimas fatais”, afirma Kiyotsuka.
Próximos passos
O Detran-DF pretende continuar investindo em ações de fiscalização e educação, buscando novas tecnologias e estratégias para combater a combinação de álcool e direção. Além disso, o órgão pretende ampliar a parceria com bares, restaurantes e casas noturnas, incentivando o uso de aplicativos de transporte e outras alternativas para que as pessoas possam se divertir sem colocar em risco a própria vida e a de terceiros.
Se você for beber, não dirija!
Essa é a mensagem que o Detran-DF quer deixar para a população. A irresponsabilidade de dirigir alcoolizado pode ter consequências trágicas. Se você for beber, escolha um motorista da rodada, utilize aplicativos de transporte, vá de carona com um amigo ou volte para casa de ônibus ou táxi. A sua vida e a de outras pessoas valem muito mais do que alguns minutos de diversão.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital