Foto: Thaís Holanda/ABDI - Divulgação.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está promovendo uma verdadeira transformação em Brasília, com iniciativas que visam aumentar a segurança pública e acelerar a transição energética

Por Delmo Menezes

Nos últimos meses, a cidade de Brasília tem se tornado mais segura e sustentável graças às iniciativas da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A ABDI tem desempenhado um papel importante na modernização da segurança pública e na promoção da transição energética na capital, contribuindo para um futuro mais eficiente e sustentável.

Um dos destaques dessas iniciativas é a entrega de 14 veículos elétricos modelo Twizy, da Renault, e seis eletropostos para instituições acadêmicas de Brasília, como a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB). Esses veículos serão utilizados em atividades acadêmicas e administrativas, além de projetos de pesquisa nas áreas de engenharia. A parceria visa incentivar a mobilidade interna com energia limpa, alinhando-se à missão da ABDI de promover uma economia de baixo carbono.

Ricardo Cappelli, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.

Segundo Ricardo Capelli, presidente da ABDI, a iniciativa visa não apenas a inovação tecnológica, mas também a sustentabilidade. “A transformação digital tem tudo a ver com segurança e sustentabilidade. Através da tecnologia, é possível promover maior agilidade e eficiência nas políticas públicas”, afirmou.

Além dos veículos elétricos, a ABDI doou 18 câmeras de alta tecnologia para a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF). Essas câmeras, equipadas com zoom de longo alcance, infravermelho e reconhecimento facial, serão utilizadas para videomonitoramento na Esplanada dos Ministérios, reforçando a segurança da área central de Brasília. Os equipamentos foram integrados ao Projeto de Videomonitoramento Urbano do DF, com oito monitores doados para uso no Centro de Comando e Operações (CCO).

O apoio à transição energética e à segurança pública está em sintonia com o programa nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que incentiva a produção de novas tecnologias sustentáveis. O Mover faz parte da Nova Indústria Brasil (NIB), um plano ambicioso que visa modernizar e desenvolver a indústria nacional, especialmente no setor automotivo.

A ABDI, criada em 2004, é um Serviço Social Autônomo que promove a execução de políticas de desenvolvimento industrial, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento socioeconômico do país. A Agência tem se destacado por suas ações que visam transformar a indústria nacional, tornando-a mais competitiva, tecnológica, eficiente e sustentável.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here