Divulgação/BRB

O banco tem sido um incentivador da inovação, com destaque para o BRB Venture Capital Fundo de Investimento em Participações

Por Redação

O Fundo de Corporate BRB Venture Capital, criado em 2022 pelo Banco BRB, em parceria com a gestora KPTL e com a Bossa Invest, anunciou um novo investimento. O marketplace mato-grossense Gado Certo receberá R$ 4,25 milhões para incrementar e desenvolver suas operações.

“O BRB tem como propósito transformar a vida das pessoas e promover desenvolvimento econômico, social e humano, por meio de soluções financeiras, de meios de pagamento e de seguridade. Agora, levaremos esse propósito ainda mais adiante, investindo em empresas que agreguem novas possibilidades para a sociedade”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Impulsionando startups em diversos setores

O fundo BRB Venture Capital visa injetar capital em startups em estágio inicial, abrangendo várias verticais de negócios, incluindo serviços financeiros, agronegócio, seguridade, inteligência artificial, blockchain e administração pública em todo o país. “O BRB tem como propósito transformar a vida das pessoas e promover desenvolvimento econômico, social e humano, por meio de soluções financeiras, de meios de pagamento e de seguridade. Agora, levaremos esse propósito ainda mais adiante, investindo em empresas que agreguem novas possibilidades para a sociedade”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

Sobre a Gado Certo

Criada em 2019, a Gado Certo conecta vendedores e compradores de gado no estado do Mato Grosso e já possui mais de 3 mil pecuaristas cadastrados. A empresa oferece uma plataforma que profissionaliza as transações, desenvolvendo mecanismos que permitem aos produtores acessar um maior volume de oportunidades de mercado com praticidade e segurança. Em 2023, foram comercializadas mais de 40 mil cabeças de gado na plataforma, número que tem dobrado anualmente.

“O grande sonho da Gado Certo é ‘plataformizar’ o comércio de gado no Brasil. Por meio da tecnologia, queremos oferecer ao pecuarista uma experiência mais eficiente, simples e segura para fazer um bom negócio. Também investiremos mais em aumentar a equipe comercial, mas a ideia é colocar mais tecnologia para ajudar o pecuarista a fechar negócio”, destaca Eduardo Farah, CEO e cofundador da startup. Ele e seu irmão Imil Farah Neto estão animados para aproveitar o “smart money” do BRB Venture Capital para impulsionar os negócios.

A Gado Certo desenvolveu um CRM proprietário que centraliza os dados de cada usuário, permitindo a personalização dos serviços oferecidos, como adiantamento na compra de gado e sugestão de lotes com base no histórico individual de cada usuário. A startup aplica uma taxa sobre cada transação, tanto para compradores quanto para vendedores, gerenciando todos os aspectos burocráticos, incluindo logística, garantia de qualidade e documentação jurídica. Atualmente, é a única a oferecer esses serviços no Mato Grosso.

Para reforçar sua posição competitiva, a Gado Certo disponibiliza soluções exclusivas no mercado, como a calculadora digital de viabilidade e a “tabela FIPE do gado”, que oferece uma média dinâmica de preços para cada microrregião.

“A startup Gado Certo é uma companhia que preenche vários dos pré-requisitos que acreditamos serem necessários para escalar o negócio, primeiro de maneira regional e depois nacionalmente. É um ativo que realmente destoa no funil analisado”, acredita Gustavo Junqueira, sócio e COO da KPTL, que possui um histórico de investimentos bem-sucedidos em Agtechs.

Paulo Tomazela, CEO da Bossa Invest, comenta sobre o início da parceria: “A Bossa Invest foi a primeira investidora da Gado Certo, em 2020, quando fizemos o investimento anjo na empresa. Ao ganhar tração, aumentamos o investimento na empresa, um valor 12 vezes superior ao captado no primeiro aporte. Acreditamos que possa ser um unicórnio na pecuária”.

Mercado potencial e expansão

No Brasil, os criadores de gado vendem anualmente aproximadamente 50 milhões de cabeças de gado magro, representando um mercado de cerca de R$ 150 bilhões. O estado do Mato Grosso, onde a Gado Certo atua, lidera o ranking nacional com mais de 26 milhões de cabeças bovinas.

Protagonismo e inovação do BRB

O BRB tem sido um incentivador da inovação, com destaque para o BRB Venture Capital Fundo de Investimento em Participações – Capital Semente. Em maio de 2021, inaugurou o BRB LAB, seu Centro de Inovação Tecnológico em Brasília, com o objetivo de estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação local. Entre as startups apoiadas pelo BRB está a Auvo, destaque no portfólio do Fundo Criatec 2.

Parcerias Estratégicas

A KPTL, gestora de Venture Capital com 55 empresas investidas, atua em setores variados como Agronegócio, Saúde, Energia e IoT, buscando startups com potencial de crescimento. Já a Bossa Invest é o venture capital early stage número 1 da América Latina, com mais de 1,5 mil startups investidas, focando em startups B2B e B2B2C com modelos de negócio digitais e escaláveis.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here