Empresa suspendeu testes com veículos sem motorista nos Estados Unidos e no Canadá
Por Redação
São Paulo – Uma mulher em Tempe, no Arizona, morreu após ter sido atropelada por um carro autônomo operado pela Uber, informou a polícia nesta segunda-feira (19), no que parece ser a primeira morte conhecida de um pedestre atingido por um veículo autoguiado em via pública.
O veículo estava em modo autônomo, mas com um motorista no volante por segurança, quando atingiu a mulher, que atravessava a rua fora do cruzamento, disse a polícia de Tempe em comunicado.

O episódio ocorreu durante a noite de domingo (18) para segunda. A polícia não informou a identidade da vítima.
“O veículo estava viajando para o norte quando uma mulher caminhando fora do cruzamento atravessou a estrada de oeste a leste e foi atingida pelo veículo Uber”, afirmou a polícia.
A Uber disse que cooperava plenamente com as autoridades e que estava suspendendo seus testes com veículos autoguiados nos Estados Unidos e no Canadá.
Em uma rede social, a empresa expressou suas condolências.
O modelo envolvido é um Volvo XC90. Em novembro de 2017 a Uber negociou com a Volvo a compra de 24 mil unidades do SUV entre 2019 e 2021, mas já testava 100 unidades do modelo.
A NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) e a NTS (National Transportion Safety), entidades de segurança do trânsito nos EUA, enviaram equipes para investigarem o atropelamento. A NHTSA também está em contato com a Volvo.
Da Redação com informações da Folha