
Campanha itinerante leva conscientização contra a violência de gênero para as feiras do Distrito Federal
Por Delmo Menezes
Em um ato de empoderamento e conscientização, a campanha “Mulher, Não se Cale!” foi oficialmente lançada na movimentada Feira Central de Ceilândia nesta sexta-feira (2). A iniciativa, promovida pela Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) em parceria com o Instituto Inside Brasil, marca o início de um mês de ações intensas para combater a violência de gênero no DF.
“Esta campanha é essencial para levar às mulheres informações e mostrar que elas não estão sozinhas. Com conhecimento e apoio, criamos uma rede de proteção eficaz e vamos repetir o sucesso da campanha no metrô e nos terminais rodoviários do DF, para que todas se conscientizem da importância da denúncia”, pontuou a secretária da Mulher, Giselle Ferreira.

Ações e Impactos
A campanha “Mulher, Não se Cale!” prevê uma série de atividades durante todo o mês de agosto e além, como:
- Caravanas itinerantes: Os ônibus da campanha circularão por todas as regiões administrativas do DF, levando informações e serviços às mulheres.
- Oficinas e palestras: Serão realizadas atividades de sensibilização e capacitação para profissionais de diferentes áreas, como saúde, educação e segurança pública.
- Redes sociais: As plataformas digitais serão utilizadas para disseminar informações, promover debates e conectar as mulheres a serviços de apoio.
- Parcerias com empresas e instituições: A campanha contará com o apoio de diversas empresas e instituições, que oferecerão serviços e benefícios especiais para as mulheres.
Sheila Regina, vendedora ambulante e sobrevivente de violência doméstica, compartilhou sua história e a importância da campanha: “Sofri muito no passado, mas hoje sei que não estou sozinha. A Lei Maria da Penha me deu força para denunciar e começar uma nova vida. Campanhas como esta são fundamentais para que outras mulheres encontrem a coragem de buscar ajuda.”

O papel da Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, foi um marco na luta contra a violência doméstica e familiar contra a mulher. Essa lei garante proteção integral às vítimas, prevê punição aos agressores e estabelece mecanismos para a prevenção e o combate à violência.

Veja, abaixo, o cronograma da campanha itinerante.
⇒ Feira Central de
Ceilândia: sexta (2), sábado (3) e domingo (4)
⇒ Feira do Setor O:
dias 10 e 11
⇒ Feira Permanente do P Norte
– dias 17 e 18
⇒ Feira do Produtor: dia 24
⇒ Shopping Popular de
Ceilândia: dia 25
⇒ Feira de Sobradinho: dia 31
e 1º/9
⇒ Feira de Sobradinho II: 7 e
8/9
⇒ Feira de Confecção de
Planaltina: 21/9
⇒ Feira do Produtor de
Planaltina: 22/9.

Desafios e Perspectivas
Apesar dos avanços, a violência contra a mulher continua sendo um problema grave em todo o mundo. No Brasil, a pandemia da COVID-19 intensificou ainda mais essa realidade. É fundamental que todos os setores da sociedade se unam para enfrentar esse desafio e construir um futuro livre de violência para todas as mulheres.
A campanha “Mulher, Não se Cale!” é um chamado à ação para que todos nós nos envolvamos nessa luta. Ao denunciar, apoiar e conscientizar, podemos construir um mundo mais justo e igualitário para todas as mulheres.
Mulher, lembre-se: você não está sozinha!
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital