
Esteve presente no evento o ministro André Mendonça, deputados distritais, federais, secretários do GDF e administradores regionais
Por Delmo Menezes
Em evento bastante concorrido que contou com a presença do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), além de autoridades civis e eclesiásticas, o Conselho de Pastores Evangélicos do DF (COPEV), celebrou na manhã deste sábado (14) um culto em Ações de Graças pelo aniversário de 61 anos de Brasília e pelos 50 anos do COPEV. O evento foi realizado na Igreja Presbiteriana Renovada do Cruzeiro Novo.
A celebração religiosa ocorreu cerca de quatro meses depois do aniversário de Brasília, completados em 21 de abril. Na data, as igrejas e templos religiosos atendiam as medidas de prevenção à Covid-19 e realizavam missas e cultos sem a presença de público, ou drive-thru.

O coordenador do COPEV, Chancerley de Melo Santana, explicou que não foi possível realizar o culto pelo aniversário de Brasília em abril, mês de inauguração da capital federal, por conta da pandemia da covid-19. “O culto de ação de graças por Brasília é comemorado todo ano. O governador Ibaneis já participou de outros eventos do Copev, mas aqui na igreja (Presbiteriana Renovada) é a primeira vez” afirmou, acrescentando que a igreja cedeu o templo para a realização das comemorações.
O cantor gospel conhecido internacionalmente, Davi Sacer, e a cantora Lillyan Duarte, foram destaques no louvor da igreja Presbiteriana que estava completamente lotada. Segundo os organizadores, cerca de 350 pessoas compareceram ao evento promovido pelo COPEV-DF.

Além do governador Ibaneis Rocha, o ministro-chefe da AGU, cotado para assumir uma vaga no STF, André Mendonça, marcou presença no culto de Ações de Graças. André Mendonça é pastor e líder da Igreja Presbiteriana, e coube a ele fazer a oração final de encerramento do evento.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha, foi homenageada pelo Conselho de Mulheres Evangélicas do DF (COMEV) e o governador Ibaneis pelo Conselho de Pastores Evangélicos (COPEV). “É uma situação de honra estar na posição que ocupo e poder ajudar a melhorar a vida de tantas pessoas por meio das políticas públicas que desenvolvemos no governo”, destacou Mayara.
O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha, receberam uma medalha de honra cada um, pelos serviços prestados à capital.

Os deputados Júlio César (PR), Celina Leão (PP), além dos administradores regionais Gustavo Aires (Samambaia), Bispo Renato Andrade (Taguatinga) e Daniel de Castro (Vicente Pires), Secretários do GDF, também foram prestigiar o evento do COPEV.
A celebração do COPEV contou com cerca de 350 pessoas, além de várias lideranças de Brasília e de outros estados, que vieram especialmente para este evento.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, declarou: “Se não fosse a presença de Deus através dos pastores, não teríamos condições de atravessar esta pandemia que ainda estamos passando, e graças a Deus hoje a gente já vê uma saída, uma retomada da economia, das contratações, dos empregos, e isso nos alegra porque vemos o momento de transformação da nossa sociedade. Estou muito feliz de estar aqui hoje, Pr. Chancerley, Pr. Josimar. Brasília é uma cidade de muita fé, de muita esperança e renovação”, concluiu o chefe do Executivo.
O ministro André Mendonça em sua fala afirmou que o presidente da república tem feito um grande trabalho pelo nosso povo. “Nós precisamos orar para que o povo de Deus contribua para consolidação dos valores do Reino de Deus. Que nós sejamos Sal e Luz, em todos os momentos de nossas vidas”. Em seguida André Mendonça orou por todos os presentes.

O Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal – COPEV/DF é uma instituição, sem fins lucrativos, criada em 12 de dezembro de 1970, com o propósito de congregar Pastores(as) Evangélicos, de caráter interdenominacional, bem como Evangelistas, Missionários e Presbíteros com funções pastorais recomendados pelas suas igrejas locais.
Da Redação do Agenda Capital