GDF nomeia 800 agentes de saúde para reforçar o combate à dengue. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Foram nomeados 400 Avas e 400 ACS que estão aptos a percorrer as ruas do DF com ações de campo como visitas domiciliares e comunitárias

Por Redação

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um importante passo no combate à dengue e outras arboviroses com a nomeação de 800 novos agentes de saúde nesta sexta-feira (29). A medida visa fortalecer as ações de prevenção e controle da doença, especialmente com a chegada do período chuvoso.

A cerimônia de posse, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), que destacou a importância do trabalho dos novos servidores. “Vocês terão contato direto com as pessoas, vão visitar as casas, as famílias, as empresas, sempre com o coração realmente aberto para cuidar de gente”, afirmou o governador.

Com a nomeação de 400 agentes de vigilância ambiental (AVAs) e 400 agentes comunitários de saúde (ACSs), a Secretaria de Saúde (SES-DF) espera intensificar as ações de campo, como visitas domiciliares e comunitárias, além de ampliar a cobertura dos serviços de atenção básica.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Investimento em saúde

Para viabilizar a contratação dos novos agentes, foi necessária uma alteração na Lei de Diretriz Orçamentária (LDO), aprovada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O investimento total previsto até 2026 é superior a R$ 314 milhões.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, explicou que os novos profissionais serão distribuídos nas regiões de saúde com maior demanda. “Estamos tendo bastante cuidado em fazer toda essa distribuição para que eles estejam nas regiões de saúde onde havia menos profissionais e, também, onde há uma maior demanda”, disse.

A população também tem um papel fundamental no combate à dengue. A secretária reforçou a importância da colaboração de todos na eliminação de focos do mosquito transmissor. “Sem o envolvimento ativo dos cidadãos, os esforços de controle podem ser insuficientes para interromper a cadeia de transmissão”, alertou.

A recém-nomeada Welida Borges Maraues, 37, fez questão de levar a mãe Cleonice Borges de Macedo. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

A vice-governadora Celina Leão ressaltou que quem ganha com as nomeações é a população do DF. “Além de mais um compromisso cumprido pelo governador Ibaneis, a nomeação será um reforço muito importante, principalmente, com o período de chuvas e a intensificação do trabalho de prevenção e combate à dengue. Neste GDF, não poupamos esforços para levar constantes melhorias para a saúde da nossa população e contamos com cada um dos novos agentes para nos ajudar a cuidar e proteger a nossa população”, afirmou.

A recém-nomeada Welida Borges Maraues, 37, fez questão de levar a mãe Cleonice Borges de Macedo, 72, para a nomeação. “A aprovação e a nomeação são resultados de muita dedicação. Passei um ano estudando dentro de casa, em bibliotecas, fazendo escolhas para poder estar aqui”, disse. “Nunca duvidamos da palavra do governador de que essa nomeação sairia; ele sempre foi um aliado nosso em entender nossa necessidade e a da população”.

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

Novas tecnologias e ações intensificadas

Além da ampliação do quadro de agentes de saúde, o GDF tem intensificado as ações de controle vetorial, com a incorporação de novas tecnologias, como as estações disseminadoras de larvicida (EDLs). A pasta também está desenvolvendo um aplicativo que permitirá aos AVAs coletar informações sobre a doença de forma mais ágil.

Números da dengue em 2024

Segundo a SES-DF, entre a semana epidemiológica 44 e 47 de 2024, foram notificados 1.498 casos prováveis de dengue no Distrito Federal. Embora o número seja menor em comparação ao mesmo período de 2023, a secretaria alerta que os dados são parciais e podem ser atualizados.

A nomeação dos 800 novos agentes de saúde representa um avanço significativo no combate à dengue no Distrito Federal. Com o reforço das equipes e a adoção de novas tecnologias, a expectativa é reduzir o número de casos da doença e proteger a saúde da população.

Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here