Serviço foi executado na chamada fase 1 do piso superior, que vai da EPTG até a Avenida Comercial. Trecho recebeu mais de 19 mil mudas da espécie batatais
Por Redação
“A quantidade de mudas plantadas por metro quadrado varia de seis a nove, a depender do tamanho de cada uma delas”, conta o engenheiro civil Samuel Teles, responsável por supervisionar a construção do Túnel de Taguatinga. “Para estimular o crescimento saudável da grama, usamos calcário e adubo químico à base de nitrogênio, potássio e cálcio”.
O piso superior do Túnel de Taguatinga vai receber mais de 125 mil brotos de grama da espécie batatais, espalhados em 20.905 m² de área verde. O projeto do boulevard prevê, ainda, a construção de ciclovias, pista de skate e praças, além de 8.056 m² de pista exclusiva para ônibus.
Para delimitar os canteiros e arrematar as faixas de rolamento, a fase 1 recebeu pouco mais de 2.000 m de meios-fios. A função das guias vai além do acabamento. “É o paralelepípedo que disciplina o fluxo das águas pluviais, levando em direção às bocas de lobo”, ensina Samuel. O boulevard terá um total de 63 bueiros.
O Túnel de Taguatinga
A extensão máxima do túnel é de 830 metros de área coberta e 1.060 metros de extensão. Para estruturá-lo, estão sendo aplicados 8 milhões de toneladas de aço e o equivalente em concreto a dois campos de futebol com 10 metros de altura de concretagem.
Depois de concluído, o Túnel de Taguatinga terá 03 pistas de rolamento nos dois sentidos. O túnel 1, chamado de Norte, vai direto para Ceilândia sem interrupção. O túnel 2 chamado de Sul, vem da Ceilândia em direção ao Plano Piloto. Cada túnel terá sinalização horizontal e vertical.
Com Ag. Bsa