Por Redação

Onze cães que ficaram desabrigados após a reintegração de posse de um abrigo irregular no Núcleo Bandeirante encontraram um lar temporário nesta sexta-feira (28/6). A ação foi intermediada pelo vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Ricardo Vale (PT), após a divulgação do caso nas redes sociais.

Aíde Regina, chacareira sensibilizada com a situação, ofereceu abrigo temporário para os animais. “Fiquei sabendo do caso pelo Instagram do deputado Ricardo Vale e entrei em contato com o gabinete para oferecer ajuda”, disse Regina. “Já tive experiência com lares temporários para gatos e sei que as chances de adoção aumentam quando os animais estão acolhidos e bem cuidados. É muito difícil alguém adotar um bichinho na rua. Estou muito feliz em poder protegê-los até que encontrem famílias amorosas”, completou.

Ricardo Vale se comprometeu a continuar buscando um lar definitivo para os cães. “Sabemos da situação dos protetores no DF e da sobrecarga que eles enfrentam. O mínimo que podíamos fazer era dar visibilidade ao caso. Esses animais já sofreram demais”, lamentou o deputado.

Os cães viviam em um abrigo no Núcleo Bandeirante que foi demolido com autorização da Justiça no dia 7 de junho. Durante a operação, um cachorro morreu e outro ficou ferido.

Flávio de Sousa, responsável pelo antigo abrigo, Diego Martins e Wesley Torres, protetores de animais, uniram forças para encontrar um novo lar para os cães. “Era muito difícil saber que eles estavam abandonados. Até perdemos um, que fugiu”, lamentou Sousa.

Ação conjunta garante bem-estar animal e reforça a importância da proteção animal

A união de esforços entre o deputado Ricardo Vale, Aíde Regina, Flávio de Sousa, Diego Martins e Wesley Torres foi fundamental para garantir o bem-estar dos 11 cães. A ação demonstra a importância da proteção animal e da responsabilidade social na busca por um futuro melhor para os animais em situação de vulnerabilidade.

O caso também serve como um alerta para a situação dos abrigos de animais no DF, que muitas vezes enfrentam sobrecarga e falta de recursos. É necessário um debate amplo sobre a política pública de proteção animal no Distrito Federal, a fim de garantir condições adequadas para os animais e apoio aos protetores que dedicam seu tempo e esforço ao cuidado desses seres tão especiais.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital 

Delmo Menezes
Gestor público, jornalista, secretário executivo, teólogo e especialista em relações institucionais. Observador atento da política local e nacional, com experiência e participação política.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here