Data é celebrada em todo mundo nesta quarta-feira (12). Os enfermeiros atuam desde o início da pandemia na linha de frente no combate a Covid-19

Por Delmo Menezes

O Dia Internacional da Enfermagem é um dia comemorado em todo o mundo em 12 de maio, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro (a), é comemorada a Semana da Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

No Distrito Federal, o diretor do Sindicato dos Enfermeiros, Márcio da Mata, destaca que neste período de pandemia da covid-19, a atuação dos enfermeiros e auxiliares de enfermagem, são de grande importância na recuperação e no tratamento humanizado dos pacientes.

Márcio da Mata, diretor do Sindicato dos Enfermeiros do DF. Foto: Agenda Capital

Segundo Márcio da Mata, é notória a sua importância principalmente nesses tempos de pandemia. “Pudemos enxergar o quanto aqueles princípios da profissão são importantes e quando executados na assistência à saúde das pessoas, diminui a dor e o sofrimento. Os exemplos são muitos. Meu especial reconhecimento e importância a todos que executam essa função com tanta maestria, e espero profundamente que hoje, mais do que nunca, a enfermagem se torna sim um bem essencial à saúde da população. É necessário valorizar e respeitar sim, a categoria. Parabéns, a todos que fazem parte dessa brilhante caminhada”, ressalta o enfermeiro.

Dayse Amarílio, presidente do Sindicato do Enfermeiros do DF

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, (SindEnfermeiro), Dayse Amarílio, destaca o papel dos enfermeiros e enfermeiras. “Parabéns a todos enfermeiros, enfermeiras, profissionais de saúde que tem sua vida dedicada a cuidar do seu semelhante. Essa que é uma das sublimes missões que a eles é imposta todos os dias no trabalho da enfermagem, que se empenha com tanto esmero. Nesse Dia Internacional dos Enfermeiros, nós trabalhadoras e trabalhadores da enfermagem só pedimos uma coisa: valorização da nossa categoria! Aprovação do PL 2564, que é a correção de uma injustiça e de uma negligência histórica que nós sofremos”, disse.

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Elissandro Noronha, a pandemia não vai impedir a integração de estudantes, profissionais, professores, pesquisadores e representantes da ciência do cuidado na capital do país. Cumprindo todos os protocolos sanitários, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) vai realizar uma programação especial para celebrar a Semana da Enfermagem 2021, com atividades educativas, culturais, de entretenimento e de lazer.

Elissandro Noronha dos Santos, presidente do Coren-DF

“Por causa da pandemia, ainda não podemos lotar auditórios e promover aglomerações. Isso faz muita falta, mas não podemos lamentar. Temos que continuar como a situação nos permite. Então, vamos usar a tecnologia para estar mais próximos nesses dias especiais. Nosso canal (youtube.com/corendfoficial) vai ser o nosso ponto de encontro entre os dias 12 e 20 de maio”, afirma o presidente do Coren-DF, enfermeiro Elissandro Noronha.

De acordo com Elissandro, “a população reconhece o trabalho dos profissionais de enfermagem e pede em peso a aprovação do PL 2564, pela criação de um piso justo e de uma jornada digna para a categoria”, concluiu.

Manifestação em frente ao Congresso Nacional

Os profissionais da enfermagem estiveram reunidos em frente ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira (12) para pressionar os parlamentares por melhorias nas condições de trabalho e pela aprovação do PL 2564 em tramitação no parlamento.

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here