As igrejas evangélicas desempenham um papel importante na prevenção às drogas, assistência social, atendimento a pessoas em situação de rua, dentre outros
Por Delmo Menezes
Celebrado pelos cristãos no dia 30 de novembro, o Dia do Evangélico se tornou uma data importante no calendário oficial do Distrito Federal, onde evangélicos, pastores e líderes, tem a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o papel da igreja, principalmente nos dias difíceis que estamos atravessando.
O Dia do Evangélico, feriado no Distrito Federal, foi criado pela Lei Distrital nº 893/1995, por proposição do então deputado Carlos Xavier. É comemorado no DF anualmente em 30 de novembro. De acordo dados oficiais, cerca de 1 milhão de pessoas se declaram evangélicas no DF.

“É inegável que a religião tem um papel importante no campo social. Diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, inclusive a Sejus, recebem o apoio dos evangélicos e de outros segmentos religiosos em muitas áreas, como prevenção às drogas e à violência, assistência social, atendimento a pessoas em situação de rua e proteção a crianças e adolescentes. Portanto, usamos esta data para reconhecer todo esse apoio e trabalho conjunto para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, explica a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani.
De acordo com o pr. Chancerley, coordenador geral do Conselho de Pastores do DF (COPEV) o feriado do Dia do Evangélico é importante para revelar o amor de Deus e mostrar o trabalho social que as igrejas realizam. “Mais de 40% da população do Distrito Federal é evangélica, um número expressivo, um seguimento que cresce muito”.
Além de homenagear os adeptos do protestantismo, o Dia do Evangélico também representa uma oportunidade para ampliar os debates sobre a liberdade de crenças e combate à intolerância religiosa. Esses temas são tratados em âmbito governamental na Sejus, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, que tem entre seus compromissos promover uma cultura de respeito à diversidade de religiões no DF.

Segundo o Pr. Ronaldo Fonseca, presidente da Assembleia de Deus – ADET e Coordenador Geral do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleia de Deus do Brasil (CGADB), “O Dia do Evangélico marca uma data importante para a sociedade, pois destaca um segmento que está envolvido no trabalho social, mudança de vida das pessoas, igualdade social, e valorização do ser humano. Esta data tem que ser comemorada todos os dias, pois ela nos traz uma reflexão importante sobre o papel e a unidade da igreja na sociedade. Desejo a todos os cristãos evangélicos, um feliz dia e que possamos alcançar novos horizontes em dias tão difíceis como estamos passando”.
Dentre os serviços sociais realizados em Brasília, a igreja incentiva e apoia a construção e o desenvolvimento de creches e dos centros de recuperação de dependentes químicos. Também realizam serviços de assistência social – como, por exemplo, o acolhimento de meninos de rua.

Para o Bispo Renato Andrade, presidente da Igreja Abençoando as Nações, “Aproveito este dia para parabenizar ao povo cristão evangélico que ajudou o Brasil, pela evangelização, e somado a isso a grande participação na formação educacional, ambiental, política e social do DF e do Brasil. Parabéns a todos!”.

Segundo o Bispo Robson Rodovalho, presidente da Igreja Sara Nossa Terra), “o dia do evangélico celebrado nesta segunda-feira (30), é o dia do povo que crê no poder do Evangelho de Jesus Cristo, como uma força transformadora, restauradora e capaz de levar o homem a salvação eterna. O apóstolo Paulo diz em Romanos, cap. 1, que o Evangelho é o poder de Deus. Consequentemente ser evangélico que dizer ser parte do povo que crê e recebe o poder de Deus em sua vida todos os dias. Que Deus abençoe sua vida, sua família e seu povo nesta data que celebramos”.

De acordo com o presidente do Conselho de Pastores Evangélicos do DF, Pr. Josimar Francisco, “Esta data tão importante que é o Dia do Evangélico, representa para todos nós uma conquista de vários líderes da cidade para que este dia acontecesse. Neste ano em especial, nós estamos comemorando mesmo em meio a Pandemia da covid-19, o crescimento do evangelho, a unidade da igreja e principalmente como evangélico entendemos a nossa posição na sociedade”, ressalta o líder religioso.
Evento:
Neste dia 30 de novembro, o Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal – COPEV-DF, estará realizando o FESTIVAL GOSPEL DIA DO EVANGÉLICO, com a presença de atrações nacionais como da Cantora Aline Barros, Pastor Deive Leonardo e bandas locais. O evento será realizado no Ginásio Nilson Nelson, nova Arena BrB, das 14h as 22h, entrada gratuita, os ingresso poderão ser retirados pelo link na bio do @copevdf, classificação livre e entrada mediante entrega de 2kg de alimentos não perecíveis.
Da Redação do Agenda Capital