Eixão do Lazer em Brasília.

Há 33 anos, o Eixão do Lazer se consolidou como um ponto de encontro democrático na capital federal

Por Redação

O tradicional Eixão do Lazer, um dos espaços mais queridos pelos brasilienses, ganhou um presente especial neste Carnaval: a ampliação do fechamento da via expressa para pedestres e ciclistas. Além do habitual fechamento aos domingos, a via ficou interditada para veículos também na segunda-feira (3) e na terça-feira (4) de Carnaval, das 6h às 18h, proporcionando mais opções de lazer ao ar livre durante o feriadão prolongado.

A iniciativa, adotada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), tem como objetivo valorizar os espaços públicos e democratizar o acesso a áreas de lazer, permitindo que a população desfrute de momentos de tranquilidade e convívio social em meio à agitação da folia. Para muitos, como a aposentada Marlene Alecrim, 67 anos, a medida foi um acerto. “Eu achei excelente, porque nos dá mais oportunidade de vivenciar o ar livre, fazer caminhadas e passear com o meu cachorro”, comemorou. Marlene, que frequenta o Eixão há anos, destacou ainda a importância do local em sua vida: “Foi aqui que eu conheci meu marido. O Carnaval é meu feriado predileto porque a gente pode usufruir mais da cidade. Eu não participo da folia, mas gosto da alegria que fica no ar”.

Já o aposentado José Bastos, 69 anos, vê na ampliação do Eixão uma chance de fortalecer os laços sociais. “Aqui é um lugar tranquilo, onde encontramos amigos e pessoas que nem sempre vemos no dia a dia”, disse. Ele também ressaltou a importância de ter um espaço seguro para caminhar e reviver boas memórias. “No fim de semana é muito bom, porque a gente anda muito de carro e, no Eixão, podemos fazer uma caminhada com calma. É também um lugar que traz boas memórias”.

No início da manhã, as pessoas começaram a chegar para aproveitar o dia extra de interdição ao trânsito no Eixão | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Um marco de 33 anos de história

Há 33 anos, o Eixão do Lazer se consolidou como um ponto de encontro democrático na capital federal. Ao longo dos 14 km que cortam Brasília de Norte a Sul, a via reúne pessoas de todas as idades e estilos de vida, promovendo a integração e o bem-estar da população. Inaugurado oficialmente em 1990, o espaço é gerenciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), que realiza o fechamento semanal da via aos domingos e feriados.

Neste Carnaval, a decisão de ampliar o fechamento para mais dois dias foi celebrada por quem prefere aproveitar o feriado longe da agitação dos blocos de rua, optando por atividades mais tranquilas e saudáveis. Com ciclistas, skatistas, corredores e famílias inteiras aproveitando o espaço, o Eixão do Lazer mais uma vez cumpriu seu papel de ser o coração pulsante da vida ao ar livre em Brasília.

Para o GDF, a iniciativa reforça a importância de políticas públicas que priorizem a qualidade de vida e o uso coletivo dos espaços urbanos. E, para os brasilienses, foi mais uma oportunidade de celebrar a cidade de uma forma única, em um dos cenários mais icônicos da capital.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Da Redação do Agenda Capital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here