Com um curativo preso em uma orelha, Donald Trump fez um retorno triunfante aos olhos do público na noite de segunda-feira na Convenção Nacional Republicana, recebendo uma recepção calorosa de milhares de apoiadores dois dias após um atentado contra sua vida.

Por Redação 

O ex-presidente entrou na arena de convenções em Milwaukee com o punho erguido e ao som de uma apresentação ao vivo de “God Bless the USA”.

Em seguida, ele caminhou lentamente em meio à multidão de delegados entusiasmados — alguns com lágrimas nos olhos — antes de cumprimentar importantes aliados políticos e membros de sua família, incluindo três de seus filhos, mas não sua esposa Melania.

Em alguns momentos, a plateia ergueu os punhos e gritou “Lute! Lute! Lute!” – ecoando o grito de Trump depois que uma bala passou de raspão em sua orelha em um comício na Pensilvânia no sábado.

Donald Trump na Convenção Republicana. Reprodução

O candidato republicano para a disputa presidencial de novembro está surfando em uma onda de momento político. O Partido Democrata tem questionado a candidatura de Joe Biden, de 81 anos, após um desempenho ruim no debate no mês passado, enquanto a equipe de Trump comemorou vitórias legais recentes.

No Fórum Fiserv em Milwaukee, o ex-presidente ouviu cerca de uma hora de discursos sentado ao lado de seu companheiro de chapa e candidato a vice-presidente, o senador de Ohio JD Vance, cujo lugar na chapa para a eleição de novembro foi anunciado apenas algumas horas antes.

Trump não fez um discurso, mas às vezes pareceu comovido pela multidão de milhares. Ele abaixou a cabeça em oração e murmurou várias vezes: “Obrigado a todos”.

Apoiadores e delegados republicanos esperavam há horas pela aparição do ex-presidente, que não estava oficialmente programada para o dia de abertura da convenção, mas era amplamente esperada.

Entre os outros palestrantes de segunda-feira estava o chefe do sindicato Teamsters, Sean O’Brien, que disse não estar apoiando nenhum partido específico, mas elogiou Trump por ser “duro” e disposto a ouvir vozes críticas.

A conferência também ouviu uma ex-crítica de Trump, a modelo e rapper Amber Rose, que descreveu sua jornada política em direção ao ex-presidente. Ela acrescentou: “Os apoiadores de Trump não se importam se você é negro, branco, gay ou hétero – é tudo amor.”

Primeiro dia agitado

A aparição de Donald Trump foi o destaque de um primeiro dia agitado da reunião republicana em Wisconsin, um dos seis estados decisivos que decidirão a eleição.

Antes da convenção abrir oficialmente, surgiram notícias de que um juiz federal havia rejeitado acusações criminais contra Trump por esconder mais de 300 documentos confidenciais em seu resort na Flórida após seu primeiro mandato.

Aileen Cannon, indicada por Trump, decidiu que o promotor especial Jack Smith foi nomeado ilegalmente para sua função e não tinha autoridade para apresentar uma acusação de 37 acusações contra o ex-presidente.

Foi mais uma vitória para o candidato republicano, que agora não enfrenta mais nenhuma perspectiva de julgamento criminal antes que os americanos vão às urnas em 5 de novembro.

Logo após a abertura da convenção, quase 2.500 delegados republicanos nomearam formalmente Trump como candidato presidencial durante uma votação nominal.

Vance escolhido como companheiro de chapa

Rompendo com a tradição recente, Trump esperou até a convenção para anunciar o Sr. Vance como sua escolha para vice-presidente e revelou sua escolha em sua rede social Truth na tarde de segunda-feira.

O senador de Ohio e autor do best-seller Hillbilly Elegy teria ouvido que foi selecionado poucos minutos antes do anúncio.

Ele sorriu e pareceu um pouco admirado enquanto caminhava em direção à multidão junto com sua esposa Usha e conversava com a multidão de delegados que o cercava.

“Dos três [concorrentes] na lista, não acho que você poderia ter se saído melhor”, disse Greg Simpson, um delegado republicano que mora não muito longe da casa de infância de Vance em Middletown, Ohio.

Mas os democratas indicaram que iriam criticar as opiniões antiaborto do Sr. Vance e suas conexões com grandes empresas de tecnologia durante sua carreira como capitalista de risco.

O presidente democrata Joe Biden disse em uma mensagem postada no X que o Sr. Vance “fala muito sobre os trabalhadores”, mas aumentaria os impostos dos americanos comuns enquanto cortaria os impostos dos ricos.

Falando aos repórteres, ele chamou o Sr. Vance de “um clone de Trump”.

O presidente também concedeu uma entrevista à NBC News, dizendo que foi um erro ter dito que “é hora de colocar Trump no alvo” durante uma ligação com doadores, dias antes de seu rival político quase ser morto.

Mas ele culpou seu oponente por aumentar a retórica política por suas negações do resultado das eleições de 2020, por prometer perdoar os manifestantes que atacaram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021 e por brincar sobre uma agressão séria ao marido da líder democrata Nancy Pelosi.

Enquanto Trump permanece em Milwaukee e se prepara para fazer seu discurso de encerramento da convenção na noite de quinta-feira, o Sr. Biden retomou sua campanha eleitoral, voando para Las Vegas para eventos após uma breve pausa nos comícios após o ataque.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações da BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here