Os Especialistas em Saúde da SES-DF somam cerca de 4 mil servidores na ativa. Estão em campanha pela Isonomia Salarial com os profissionais de nível superior da Secretaria de Saúde.
Por Delmo Menezes
O especialista em saúde pública é um profissional interdisciplinar, com passagem por várias áreas acadêmicas. Sua formação inicial pode estar ligada a diversos cursos de nível superior, além da possibilidade de especialização posterior.
Na Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), as categorias que compõe o quadro de Especialistas são: Administrador, Analista de Sistema, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Biomédico, Contador, Economista, Estatístico, Farmacêutico, Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogos, Técnico em Assuntos Educacionais, Técnico em Comunicação Social e Terapeuta Ocupacional.
O Sindicato dos Especialistas em Saúde do DF (SINDES) e a Associação dos Especialistas em Saúde do DF (AES-SES) são as entidades representativas da categoria no âmbito da Secretaria de Saúde do DF.
Conheça um pouco do trabalho dos profissionais da Fisioterapia e Psicologia.
Fisioterapia
Fisioterapia é uma ciência da saúde aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos.
O fisioterapeuta é um Especialista em Saúde que pode atuar em hospitais, consultórios e clínicas particulares, atendimentos domiciliares, asilos, clubes esportivos, empresas e instituições de ensino e pesquisa. Ele também pode prestar consultoria na área.
Compete ao profissional da área de saúde, executar métodos e técnicas fisioterápicas, com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.
A pandemia de COVID-19 tem produzido inúmeros desafios para a organização dos serviços de saúde. O grande contingente de pacientes que foram internados por causa do novo coronavírus sobrecarregou os hospitais, especialmente as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), haja vista a necessidade de suporte ventilatório nos casos mais graves. O manejo desses pacientes demanda muitas intervenções do fisioterapeuta, profissional responsável por prevenir e tratar alterações funcionais nos sistemas respiratório, musculoesquelético e neurológico. Pacientes decorrentes de longos períodos de hospitalização também são alvos das intervenções fisioterapêuticas.
Durante a pandemia da Covid-19, os profissionais da área de Fisioterapia hospitalar da SES-DF, estiveram à frente nas unidades de terapia intensiva, nas Urgências e Emergências relacionadas aos agravos da doença que assolou o planeta. Foram implacáveis e incansáveis no cuidado ao paciente crítico.
Os Especialistas da área de Fisioterapia, trabalham para manter a capacidade muscular, inclusive a respiratória, incluindo a manutenção da vida nos ventiladores mecânicos e a mobilidade física, dentro de UTI’s e serviços de Emergência. No fase pós-covid, atuam na melhora da capacidade respiratória e condicionamento muscular para o retorno das atividades de vida diárias.
Profissionais de Psicologia
Qual a importância do (a) psicólogo(a) na assistência ao paciente?
Tem-se observado uma crescente procura pelos profissionais de Psicologia com atuação em instituições de saúde ao longo dos últimos anos. Pesquisas têm demonstrado que o comportamento e o estilo de vida das pessoas interferem diretamente no desenvolvimento e/ou agravamento de doenças. Seu trabalho visa ajudar as pessoas a incluírem no seu projeto de vida, um conjunto de atitudes e comportamentos ativos que as levem a promover a saúde e prevenir doenças, sejam elas de origem física ou mental, colaborando com técnicas de enfrentamento no processo de ajustamento diante de situações adversas.

Atualmente, temos aproximadamente 300 profissionais de Psicologia na Secretaria de Saúde do DF, distribuídos nos diferentes níveis de atenção e equipamentos de saúde, inclusive com presença em áreas estratégicas e de gestão. O trabalho desenvolvido por psicólogas e psicólogos vai desde a avaliação psicológica de pacientes inseridos em diversos tratamentos de saúde e intervenções em crise até o desenvolvimento de atividades em grupo, visando a modificação de comportamentos e a reabilitação psicossocial. O profissional tem atuação multidisciplinar, juntamente a outros profissionais de saúde, em prol de auxiliar na prevenção de agravos, recuperação da saúde e reabilitação de pacientes, com impacto tanto para a saúde física quanto emocional da população atendida.
Em tempos de pandemia de COVID-19, o trabalho da Psicologia se mostrou ainda mais importante. Os impactos causados pelo COVID-19 para a saúde mental- como ansiedade, estresse, o medo de se infectar e de transmitir o novo coronavírus aos entes próximos, o luto vivenciado, distanciamento social, perda de emprego e renda, aumento da vulnerabilidade social, dentre outros – demandou aos psicólogos atuação contínua para o manejo e prevenção desses impactos emocionais na vida das pessoas.
A importância do empenho e desempenho da Psicologia é imensurável, o que torna imprescindível sua presença nos diferentes contextos de cuidado da SES-DF e níveis de atenção à saúde: nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), enfermarias, serviços de pronto-atendimento e emergência, unidades de terapia intensiva (UTI), Consultórios na Rua, Saúde Prisional, Centros de Especialidades para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Ambulatórios e Policlínicas com linhas de cuidado específicas, nos demais ambulatórios especializados dentre outros, nas Urgências e Emergências em Saúde Mental -por meio do SAMU 192.
Nos siga no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/
Da Redação do Agenda Capital