
Por Redação
A capacitação de pessoas para lidar com as novas tecnologias se tornou uma preocupação de empresas à medida que dados se tornam cada vez mais parte do negócio. O The Data Mine, um programa da Purdue University, tem feito exatamente essa combinação: empresas como Ford e Microsoft ajudam a universidade a moldar o currículo para as demandas que elas enfrentam no dia a dia.
O programa já chamou atenção da comunidade e a Universidade de Stanford lançou um mestrado em ciência de dados focado no setor de educação e instituição filantrópica Lilly Endowment já investiu US$ 10 milhões para criar um programa semelhante.
No Brasil, a falta de profissionais de TI já é um problema e muitas empresas têm investido no treinamento da mão de obra que já têm. Além de cursos internos, a estratégia envolve a criação de universidades corporativas e programas para ajudar na recolocação.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscon), o Brasil forma anualmente cerca de 45 mil pessoas na área de tecnologia, mas as companhias abrem 70 mil vagas por ano.
Da Redação do Agenda Capital