
Por Redação
A Rússia foi oficialmente excluída da Copa do Mundo da FIFA 2022 e de todas as outras competições internacionais até novo aviso, a UEFA e a FIFA acabam de anunciar. Os clubes russos também serão banidos de todas as competições europeias.
A decisão ocorreu quando a Polônia, que enfrentaria a Rússia em 24 de março no play-off das eliminatórias da Copa do Mundo, anunciou que se recusaria a jogar aquela partida, mesmo em campo neutro. Suécia e República Tcheca, possíveis adversários da Rússia na partida seguinte, fizeram o mesmo. As russas, anfitriãs da última Copa do Mundo em 2018, estão, portanto, desclassificadas e sua seleção feminina não poderá disputar o Euro na Inglaterra em julho.
A UEFA também anunciou que está encerrando sua parceria com o grupo petrolífero público russo Gazprom, patrocinador da Liga dos Campeões desde 2012.
Em um comunicado de imprensa conjunto, as duas autoridades escrevem:
“O futebol aqui está totalmente unido e em total apoio a todos os afetados na Ucrânia. Os dois presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”.
Com Agências Internacionais