
Reforma tributária, segurança pública, saúde e trabalho estão no centro das discussões do evento realizado no CICB, em Brasília
Por Delmo Menezes
Brasília recebe, nesta quinta-feira (28), a XV edição do Fórum de Governadores, um dos principais encontros nacionais para a discussão de temas prioritários para o país. O evento, que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), reúne chefes do Executivo de todos os estados, ministros do governo federal e o relator da regulamentação da Reforma Tributária no Senado, o senador Eduardo Braga.
A partir das 9h, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, iniciará o evento, que contará com uma agenda ampla e diversificada. Entre os principais temas estão a segurança pública, a assistência social, a saúde e a regulamentação da reforma tributária, consideradas essenciais para o equilíbrio econômico do país.
Segurança pública e assistência social em destaque
A pauta inicial do Fórum será a segurança pública, com a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que deve abordar estratégias para combater a criminalidade e fortalecer as políticas de segurança nos estados.
Logo em seguida, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, apresentou propostas relacionadas à assistência social, com foco no enfrentamento da pobreza e na ampliação de programas de auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade.
Saúde e reforma tributária na agenda
Outro tema central do evento é a saúde pública. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, traz um panorama dos avanços e desafios do setor, com ênfase em questões como financiamento, atendimento hospitalar e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Encerrando os debates, a reforma tributária será discutida por Carlos Eduardo Xavier, presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), e pelo senador Eduardo Braga. A proposta que busca simplificar o sistema tributário nacional, mas ainda enfrenta divergências que precisam ser ajustadas para garantir a aprovação e implementação.
Um espaço para construir convergências
Para o governador Ibaneis Rocha, organizado do evento, o Fórum é uma oportunidade para que os governadores apresentem as demandas específicas de seus estados, além de buscar pontos de convergência em pautas nacionais.
“O fórum representa um momento para que cada governador apresente as questões pertinentes de seu estado e também os pontos em comum e discordâncias nos assuntos mais importantes para o país. Cada encontro é muito importante para construirmos um país melhor e discutirmos o melhor para a população”, destacou o governador.
Ele também ressaltou a importância de discutir temas como a segurança pública e a reforma tributária, consideradas prioritárias por todos os estados.
Sobre o Fórum
Criado como um espaço de diálogo e cooperação, o Fórum de Governadores tem como objetivo debater assuntos de interesse comum aos estados. Ao longo de suas 14 edições anteriores, temas como equilíbrio fiscal, pacto federativo, segurança pública e distribuição de vacinas foram entre as principais pautas.
Além de reunir os governadores, o evento também conta com a presença de especialistas e representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, o que fortalece a articulação e a busca por soluções conjuntas para os desafios do país.
A edição desta quinta-feira promete contribuir com avanços importantes nas áreas discutidas, refletindo diretamente nas políticas públicas e no bem-estar da população brasileira.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital