
Expansão do metrô em Samambaia vai beneficiar 15 mil passageiros diariamente
Por Redação
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu um importante passo para a expansão do sistema de metrô na capital federal. Nesta quarta-feira (19), a vice-governadora Celina Leão assinou a ordem de serviço para o início imediato das obras de ampliação da linha de Samambaia, que receberá duas novas estações e um investimento de R$ 319 milhões. A expansão vai beneficiar mais de 15 mil passageiros diariamente e melhorar a conexão da região administrativa com outras áreas do DF.
A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório do Metrô-DF, em Águas Claras, e contou com a presença de autoridades e representantes do setor de transporte. “É mais uma conquista muito importante para a população, aguardada há anos”, declarou Celina Leão, que representou o governador Ibaneis Rocha. “A obra começa já de forma imediata na estação do Parque Gatumé, onde vamos iniciar a drenagem para que possamos entregar esse benefício à população de Samambaia o mais rápido possível.”
Expansão da linha e novas estações
A ampliação da linha de Samambaia incluirá a construção de 3,6 quilômetros de via, partindo da estação Samambaia até o subcentro oeste do bairro, próximo à 1ª Avenida Sul, que conecta Samambaia Norte a Samambaia Sul. Ao longo do trajeto, serão construídas duas novas estações, cada uma com 7 mil metros quadrados. As estações, numeradas como 35 e 36, ficarão próximas a equipamentos públicos como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro Olímpico e o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Ayrton Senna. A estação 36 será a nova terminal do trecho de Samambaia.
Além das estações, a obra prevê a construção de três viadutos com passagens integradas para pedestres, quatro passarelas aéreas em pontos estratégicos de circulação, e a execução de projetos de drenagem, pavimentação, sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos. O consórcio CG – JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas, foi o vencedor da licitação para a execução das obras.

Investimento em frota e expansão para Ceilândia
Paralelamente à expansão da linha de Samambaia, o Metrô-DF está em processo de aquisição de 15 novos trens para atender às demandas das novas linhas de Samambaia e Ceilândia. Segundo Handerson Cabral, diretor-presidente do Metrô-DF, o projeto já foi aprovado pelo Ministério das Cidades, e o financiamento está sendo negociado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outras fontes internacionais. A expectativa é que o processo de compra dos trens avance em meados de abril.
A expansão da linha de Ceilândia também está em fase final de revisão no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O projeto prevê a construção de 2,3 quilômetros de via e duas novas estações, que vão conectar Ceilândia à BR-070, na saída para Águas Lindas. A previsão é que a expansão adicione 22 mil passageiros por dia ao sistema.
Impacto na mobilidade e desenvolvimento socioeconômico
Com a conclusão das obras e a ampliação da frota, o Metrô-DF espera aumentar a capacidade de transporte dos atuais 180 mil passageiros por dia para 420 mil. Atualmente, a rede metroviária do DF tem 42,38 km e conecta Brasília a Ceilândia e Samambaia, passando por Águas Claras, Taguatinga e outras regiões.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou a importância da expansão para o sistema de transporte público do DF. “A expansão de linhas junto à aquisição de novos trens é o que vai diminuir cada vez mais os eixos de deslocamento e oferecer o dobro da capacidade de transporte diário. Isso é fundamental para o nosso sistema”, afirmou.
O administrador de Samambaia, Marcos Leite, ressaltou o impacto positivo da obra para a região. “Samambaia hoje é uma cidade com quase 300 mil habitantes e merece essa extensão do metrô. Essas duas novas estações vão trazer qualidade de vida para a população”, disse.
Testes de gratuidade no transporte público
Durante a solenidade, a vice-governadora Celina Leão também anunciou que o GDF está testando a gratuidade no transporte público durante o Carnaval e aos domingos e feriados a partir de 1° de março. “Estamos estudando a gratuidade sem perder a qualidade”, afirmou. O secretário Zeno Gonçalves explicou que a pasta e o Metrô-DF estão preparados para reforçar a frota e ajustar as linhas conforme a demanda.
A expansão do metrô em Samambaia e Ceilândia representa um avanço significativo para a mobilidade urbana no Distrito Federal, promovendo maior integração entre as regiões e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da capital federal.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital