
As atividades do Março Mais Mulher serão realizadas em diversos pontos do Distrito Federal, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, a Rodoviária de Brasília
Por Redação
O Governo do Distrito Federal (GDF) promove, a partir desta sexta-feira (7), o lançamento do calendário Março Mais Mulher, uma iniciativa que reúne mais de 300 atividades em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março. O evento de lançamento ocorrerá no Palácio do Buriti, às 10h, e contará com a presença de autoridades e representantes de órgãos parceiros.
A programação, organizada pela Secretaria da Mulher (SMDF), em parceria com administrações regionais, órgãos públicos, entidades do Judiciário, embaixadas e iniciativa privada, tem como objetivo não apenas homenagear as mulheres, mas também promover ações que contribuam para o seu desenvolvimento profissional, independência financeira e segurança.
“Todos os anos, o Governo do Distrito Federal dedica o mês de março às mulheres. É um período em que todos os órgãos se mobilizam para oferecer um calendário extenso com atividades, projetos e programas específicos. Mais do que homenagear, nosso objetivo é dar meios para que elas possam se desenvolver profissionalmente, ter independência financeira e, acima de tudo, viver em segurança em nossa cidade”, destacou o governador Ibaneis Rocha.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, reforçou a importância da participação da sociedade nas ações: “Temos atividades para todas as idades, para a família e, principalmente, para as mulheres, as nossas estrelas dessa grande ação – e não vamos deixar de mobilizar a sociedade para a importância da informação e da denúncia, que salva vidas e inibe os agressores”., destacou Giselle.
Programação diversificada e inclusiva
As atividades do “Março Mais Mulher” serão realizadas em diversos pontos do Distrito Federal, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, a Rodoviária de Brasília, parques públicos, o zoológico e centros olímpicos. A unidade móvel da SMDF também percorrerá localidades urbanas e rurais, garantindo o acesso de mulheres de todas as regiões às ações propostas.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a diversidade da programação: “Para celebrarmos esse dia, o Governo do Distrito Federal e demais órgãos envolvidos desenvolveram uma agenda repleta de ações educacionais, de saúde, esportivas, culturais e empreendedoras. Será o mês todo de encontros e aprendizados”.
Destaques da programação
Entre as principais ações do mês estão:
- Palestras em escolas públicas;
- Entrada gratuita para mulheres no Zoológico de Brasília no sábado (8);
- Passeio motociclístico;
- Dia da Mulher da Defensoria Pública do Distrito Federal;
- Exposição Não é Sobre o Que Vestimos, da Polícia Civil do DF;
- Assinatura do protocolo de intenção da SMDF com a Neoenergia;
- Projeto Mulheres em Movimento, do Tribunal de Contas do DF;
- Comemoração do aniversário do Conselho dos Direitos das Mulheres;
- Semana da Mulher na CLDF;
- Caminhada e Corrida das Mulheres;
- V Encontro Internacional de Mulheres Líderes Latino-Americanas e Ex-Bolsistas de Israel.

Envolvimento da sociedade
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, destacou a relevância do engajamento de todos nas ações do Março Mais Mulher. “Temos atividades para todas as idades, para a família e, principalmente, para as mulheres, as nossas estrelas dessa grande ação”. afirmou. A fala reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal em promover conscientização e oferecer ferramentas para o enfrentamento à violência contra a mulher, além de celebrar e empoderar as mulheres em todas as esferas.
O “Março Mais Mulher” é uma oportunidade para celebrar conquistas, discutir desafios e promover iniciativas que contribuam para a igualdade de gênero e o empoderamento feminino em todas as esferas da sociedade.
Da Redação do Agenda Capital