Os equipamentos vão beneficiar crianças e adolescentes nas Praças dos Direitos e Estações da Cidadania e também o Museu Vivo da Memória Candanga
Por Redação
O Governo do Distrito Federal (GDF) recebeu, nesta quarta-feira (25), a doação de 1.200 itens de informática, incluindo 860 monitores de vídeo e 330 microcomputadores, provenientes de uma parceria com o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Esses equipamentos serão usados para fortalecer a inclusão digital e ampliar a capacitação tecnológica de crianças e adolescentes em regiões de vulnerabilidade social.
A doação, realizada durante uma palestra no Salão Nobre do TST, irá beneficiar cerca de 400 alunos dos cursos de informática básica oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) nas Praças dos Direitos e nas Estações da Cidadania, localizadas em Ceilândia, Itapoã e Recanto das Emas. Além disso, o Museu Vivo da Memória Candanga também será contemplado com 20 monitores de vídeo e 10 microcomputadores, que serão usados para digitalizar acervos e modernizar processos internos.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou a importância da parceria com o TST, ressaltando que a iniciativa vai além da doação de equipamentos: “Vamos continuar trabalhando juntos para melhorar a capacitação e a vida desses estudantes que tanto precisam de acesso à informação e crescimento profissional”, afirmou.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou o impacto da inclusão digital na vida dos jovens atendidos: “Queremos capacitar ainda mais esses alunos para garantir sua inclusão no mundo digital, complementando o que já é oferecido pela rede pública de ensino”. Já o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, reforçou que a doação simboliza um compromisso com a democratização do acesso à tecnologia.

As Estações da Cidadania e as Praças dos Direitos são espaços administrados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) que oferecem, além da capacitação tecnológica, atividades culturais, esportivas e de lazer, além de serviços socioassistenciais. A secretária de Cultura e Economia Criativa em exercício, Patrícia Paraguassu, destacou a relevância do esporte tecnológico ao Museu da Memória Candanga, afirmando que os novos equipamentos serão fundamentais para a modernização do espaço.
Leonardo Reisman, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, ressaltou que a doação não só beneficia os jovens em vulnerabilidade social, mas também contribui para atender a crescente demanda do setor de tecnologia: “Há uma lacuna de 20 mil vagas no setor de tecnologia”. tecnologia no DF, e esses programas de inclusão digital darão conta de preencher parte dessas oportunidades”.
Com a doação, o GDF reforça seu compromisso com a promoção da inclusão digital e o desenvolvimento social, proporcionando aos jovens de áreas vulneráveis a chance de se qualificarem para o mercado de trabalho, especialmente no setor de tecnologia, que continua a crescer no Distrito Federal.
Siga o Agenda Capital no Instagram>https://www.instagram.com/agendacapitaloficial
Da Redação do Agenda Capital