Revitalização deve começar em 120 dias. A Avenida Hélio Prates corta Taguatinga e Ceilândia. Local receberá ciclovia, faixa exclusiva para ônibus e BRT
Por Redação
Ciclovias, arborização e acessibilidade. Essa será a nova cara da Avenida Hélio Prates, de 7,2km, que passa por Ceilândia e por Taguatinga. As obras vão começar em 120 dias e deverão modernizar a região e melhorar a mobilidade urbana. No local, será implementado o BRT do Corredor Oeste — que ligará a Asa Sul e a Zona Central de Brasília a Águas Claras, Guará, Taguatinga e Ceilândia. A obra será dividida em três etapas, e o valor estimado para a primeira é de R$ 15 milhões — a licitação foi finalizada em janeiro, no entanto, a Secretaria de Obras ainda não divulgou o resultado. A etapa inicial será subdividida em três fases: reforma das calçadas, revitalização dos estacionamentos e criação da faixa exclusiva para ônibus.
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Taguatinga (ACIT), Justo Moraes avalia que “a revitalização vai ser ruim a curto prazo e boa a longo prazo”. “O comerciante precisa se prevenir nesse momento, pois ainda não sabemos quanto tempo cada trecho da obra vai durar. Conversamos com o governo e pedimos para fazer a obra por fases, a fim não ocorrer muitos transtornos para a população”, ressalta. Clemilton Saraiva, presidente da Associação Comercial de Ceilândia (ACIC), afirma que qualquer melhoria é positiva para a região. “Ceilândia também está buscando outras requalificações, principalmente, na parte central, em função do crescimento da cidade”, diz.

De acordo com o administrador de Taguatinga, Bispo Renato Andrade, a revitalização da Av. Hélio Prates é uma reivindicação antiga da população, por onde passam diariamente mais de 40 mil veículos. “Estamos trabalhando em várias frentes junto com os órgãos do GDF, no sentido de dar melhor qualidade de vida a nossa população”, ressaltou.
Brian Lopes, de 26 anos, tem uma confeitaria em Taguatinga e acredita que a revitalização trará benefícios. “Meu único medo é perder muitos clientes durante a reforma, mas sei que essa melhoria vai ser muito boa para todo mundo. Para o pedestre e para o ciclista, principalmente. Agora, está bagunçado e desorganizado. A entrega de tortas, durante o horário de pico, demora muito por causa do engarrafamento, mas com a BRT a circulação vai ficar mais livre. Essa questão de arrumar uma parte de cada vez vai ser muito boa, prejudica menos o comerciante local”, defende o empresário.
Na avaliação de Pastor Taco, doutor em Engenharia de Transportes e professor de pós-graduação em Transportes na Universidade de Brasília (UnB), a medida é importante para mobilidade urbana. “A instalação do BRT vai dar uma dinâmica diferenciada para a região. Além de priorizar o transporte público, permitindo maior fluidez. É um sistema que foi implantado em outros lugares e já se esperava que fizessem isso na Hélio Prates”, argumenta.
A Secretaria de Obras informou que estuda os desvios de trânsito necessários para início das obras.
*Com informações do CB