
Conselho de representantes da entidade escolheu Dr. Gutemberg como presidente e Carlos Fernando, como secretário-geral
Por Redação
O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Dr. Gutemberg, e o vice-presidente, Carlos Fernando, assumirão, em julho, a Presidência e a Secretaria-Geral da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) para o quadriênio 2019/2023. Na vice-presidência ficou o presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo, Otto Fernando Batista. O Conselho de Representantes da entidade elegeu a nova diretoria por unanimidade na última sexta-feira (31/05).
A nova diretoria assume em um momento delicado, em função das dificuldades impostas desde o fim da obrigatoriedade do imposto sindical. Mas a entidade seguirá representando a classe médica nos grandes debates nacionais sobre a Medicina, sobre o exercício profissional e a formação do médico e sobre as políticas de saúde no Brasil.
“Temos grandes focos de atenção questões urgentes, como a questão da revalidação de diplomas obtidos no exterior e a cobrança de qualidade nos cursos de Medicina oferecidos no País, a Carreira Médica de Estado e a reforma da Previdência, entre outras”, afirma Dr. Gutemberg.
“É uma honra ocupar essa posição nesse órgão tão importante para a nossa categoria. A Fenam tem a responsabilidade de representar a classe médica em instâncias onde os sindicatos de base não são sequer atendidos. Diante de um cenário político de grandes incertezas, é fundamental fortalecermos a nossa Federação”, enfatiza Carlos Fernando.
Houve uma discussão sobre supostas inconsistências no edital de convocação da eleição, mas o Mandado de Segurança para impedir a reunião do Conselho de Representantes pedido pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas não foi negado pela Justiça, que entendeu terem sido cumpridas todas as normas legais e que nenhuma irregularidade foi cometida na realização das eleições. Em conformidade ao Artigo 21 do Estatuto Social da FENAM, o Conselho de Representantes é composto por um delegado de cada sindicato e pela Diretoria Executiva da federação.
Pelas redes sociais Gutemberg declarou: “É com grande satisfação que anuncio ter sido escolhido o novo presidente da Federação Nacional dos Médicos (FENAM). Temos muito trabalho pela frente com grandes questões urgentes, como a questão da revalidação de diplomas obtidos no exterior e a cobrança de qualidade nos cursos de Medicina oferecidos no País, a Carreira Médica de Estado e a reforma da Previdência”, apontou.
O novo presidente da Federação Nacional dos Médicos, Dr. Gutemberg Fialho, é médico ginecologista e obstetra, atua em perícias médicas e detém o registro da Ordem dos Advogados do Brasil, com especialização em direito médico. É membro titular da Academia de Medicina de Brasília, Presidente do SindMédico-DF, Presidente eleito da Federação Nacional dos Médicos e suplente de deputado distrital
VEJA A NOVA DIRETORIA DA FENAM:
Presidente: Gutemberg Fialho
Vice-presidente: Otto Fernando Baptista
Secretário-geral: Carlos Fernando da Silva
Diretor de Finanças: Geraldo Ferreira Filho
Diretor de Assuntos Jurídicos: Lucia Maria de Sousa Aguiar dos Santos
Diretor de Comunicação: Marlonei Silveira dos Santos
Diretor de Relações Institucionais e Sindicais: Jorge Sale Darze
Diretor de Formação Profissional, Residência Médica e Educação Permanente: Adhemar de Figueiredo Neto
Diretor de Relações Trabalhistas: Robson de Azevedo
Diretor de Benefício e Previdência: Valdir Siroma
Diretor de Saúde Suplementar: Márcio Costa Bichara
Diretor de Direitos Humanos: José Maria Pontes
Segundo secretário-geral: Manoel Marques
Segundo diretor de Finanças: Antônio Geraldo da Silva
Diretora adjunta: Franscine Leão Rodrigues Acar Pereira
Da Redação com informações do SindMédico