Por Delmo Menezes
Uma espessa fumaça branca saiu da chaminé acima da Capela Sistina na quinta-feira, sinalizando ao mundo que a Igreja Católica Romana tem um novo papa.
A fumaça foi recebida com fortes aplausos pelos milhares de peregrinos e turistas que aguardavam na Praça de São Pedro. Isso significa que um dos 133 cardeais dentro da capela obteve a maioria de dois terços necessária para vencer o conclave, o ritual secreto e secular de eleição de um novo pontífice.
Em mais uma confirmação de que o conclave havia terminado, os sinos da Basílica de São Pedro soaram. O papa foi escolhido no segundo dia de votação, após o quarto escrutínio, embora sua identidade não tenha sido imediatamente divulgada. Quando Jorge Bergoglio, que se tornou Papa Francisco, foi eleito em março de 2013, sua identidade foi revelada cerca de 45 minutos após a fumaça branca, quando ele apareceu na sacada da Praça de São Pedro.
Francisco faleceu aos 88 anos, em abril. Seu sucessor foi escolhido rapidamente, especialmente devido ao grande número de cardeais presentes no conclave. A grande maioria foi escolhida pelo argentino, que lançou sua rede de contatos ao redor do mundo.
Alguns disseram que isso poderia indicar que o novo papa é alguém que abraçará sua visão e dará continuidade ao seu trabalho. Mas não há garantias, especialmente considerando que muitos dos novos cardeais representam países com atitudes sociais conservadoras, em desacordo com o estilo de papado de Francisco, que foi moldado em torno de uma mensagem de aceitação que desafiava séculos de ensinamentos da Igreja.
Da Redação com Ag. Internacionais