Mais uma atividade alusiva ao Agosto Dourado realizada nas unidades do Iges-DF.

Por Redação 

A Maternidade e o Banco de Leite do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) promoveram, na tarde de sexta-feira (19), palestra sobre a importância do aleitamento e da doação de leite materno.

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

“O leite materno vale ouro!”, destacou a chefe do Banco de Leite do HRSM, Maria Helena Santos. “Por isso, uma de nossas iniciativas foi estimular os alunos da rede pública a arrecadar e doar frascos de vidro para a coleta de leite materno. É imprescindível criar uma rede de apoio que ampare as mães neste momento da vida”, detalhou Maria Helena.

A psicóloga Rafaella Magno ministrou palestra a falou sobre anatomia da mama, vínculo entre mãe e bebê, além da importância da amamentação e desenvolvimento cognitivo. Em seguida, a conselheira e coordenadora da Comissão Técnica de Saúde da Mulher do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Walda Maria, destacou a importância do aleitamento materno e da construção de uma rede de apoio para as mães.

As estudantes Sarah Gomes, de 17 anos, e Rafaella Marques, de 16 anos, participaram do projeto de arrecadação de frascos e acreditam que a iniciativa é fundamental para futuras gerações. “A maternidade é capaz de transformar e somos gratas por cada momento aqui”, elogiou Rafaella.

Para Nestor Francisco Miranda Júnior, presidente em exercício do IGES-DF e Diretor de Atenção a Saúde, ações de conscientização são fundamentais para otimizar e reciclar o conhecimento dos profissionais de saúde e também do paciente que fazem parte do público-alvo da ação. “A educação em saúde é a base para um futuro melhor. E aleitamento materno se insere perfeitamente como um importante pilar sustentador da luta contra a desnutrição infantil”.

Serviço:

O Banco de Leite do HRSM tem uma equipe multidisciplinar para receber as mães de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos finais de semana, das 7h às 13h.

Telefone: 4042-7771

WhatsApp: 99307-3343

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here