Instituto amplia parcerias estratégicas e aposta na tecnologia como ferramenta para transformar o sistema público de saúde do DF 

Por Pollyana Cabral

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) participou, nesta quinta-feira (8), da inauguração do Laboratório de Saúde Digital da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A cerimônia marcou um novo capítulo para a saúde pública do Distrito Federal, unindo instituições em torno do avanço tecnológico, da produção científica e da transformação digital dos serviços de saúde. 

Representando o Instituto, esteve presente a diretora de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP) do IgesDF, Dra. Emanuela Dourado Rêbelo, ao lado do secretário de Saúde, Dr. Juracy Cavalcante Lacerda Jr., da diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, e de outros representantes de instituições estratégicas da área.

O novo laboratório funcionará como uma central de desenvolvimento tecnológico e abrigará, entre outros, um Observatório de Saúde Coletiva, um Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde, uma Central de Dados Estruturada para Coleta, Curadoria e Análise de Informações. A DIEP terá papel fundamental na articulação de projetos colaborativos com o novo espaço. “A criação deste laboratório é um passo decisivo para fortalecer a cultura da inovação baseada em evidências.

O IgesDF entende que a integração entre pesquisa, tecnologia e assistência é fundamental para oferecer saúde pública de qualidade, com mais precisão e eficiência”, afirmou a Dra. Emanuela. Essa parceria permitirá a expansão de iniciativas de transformação digital na saúde pública do DF, em sintonia com a fala do secretário de Saúde, Dr. Juracy: “Quando se fala em saúde, é preciso falar também de digitalização. A implementação da tecnologia trará mais eficiência aos processos e melhorará os serviços prestados à população.” 

O espaço também conta com estrutura voltada à pesquisa qualitativa. “Temos agora um ambiente para grupos focais, com sala em espelho, que dará suporte a esse tipo de estudo. Essa era uma lacuna que existia na Secretaria de Saúde”, explicou o coordenador de pesquisa e comunicação científica da Escola de Saúde Pública do DF (ESP/DF), Sérgio Fernandes. 

Além da infraestrutura física, o laboratório incorpora ainda um núcleo de evidências e um núcleo de avaliação de tecnologias em saúde, com foco na produção de revisões sistemáticas para subsidiar decisões sobre a incorporação, modificação ou retirada de tecnologias no sistema público de saúde. 

A colaboração entre o IgesDF e a Fepecs tem potencial para acelerar a adoção de soluções tecnológicas que otimizem processos, melhorem o atendimento ao paciente e promovam a sustentabilidade do sistema de saúde.

Para o presidente do IgesDF, Dr. Cleber Monteiro, a iniciativa está alinhada aos princípios e valores da instituição: “Nossa gestão é guiada pela melhoria contínua e pela busca constante por soluções mais eficientes. Ao investir em inovação, estamos apostando diretamente na qualidade de vida das pessoas. O IgesDF está preparado para liderar esse movimento que une conhecimento, tecnologia e cuidado com o cidadão.” A participação do Instituto reforça seu compromisso com a inovação e o aprimoramento constante dos serviços prestados à população do Distrito Federal.

A parceria com o Laboratório de Saúde Digital da Fepecs promete impulsionar o desenvolvimento de soluções inteligentes e colaborativas, com base em evidências científicas e nas demandas reais do SUS. O IgesDF já vem conduzindo projetos inovadores na área de saúde digital e enxerga na nova estrutura uma oportunidade de ampliar seu impacto, unindo expertise, dados e tecnologia para enfrentar os desafios do setor com respostas eficientes, humanas e sustentáveis.

Siga o Agenda Capital no Instagram: https://www.instagram.com/agendacapitaloficial/

Com informações do IgesDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here