O novo presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Joe Valle (PDT), apontou a transparência, o respeito a legalidade e a participação social como os principais eixos orientadores de sua gestão, em discurso logo após tomar posse, no final da manhã deste domingo (1/1). Valle também afirmou que vai trabalhar pela ressignificação do Legislativo local. “Esta Câmara deve voltar a ter significação para os brasilienses. Ela deve voltar a ser querida pelo povo, que um dia ansiou por ela e foi às ruas pelo direito de elegê-la”, destacou.
A nova Mesa Diretora comandará a Câmara no biênio 2017/2018. Além do presidente, tomaram posse os novos vice-presidente, deputado Wellington Luiz (PMDB); primeira secretária, deputada Sandra Faraj (SD); segundo secretário, deputado Robério Negreiros (PSDB), e terceiro secretário, deputado Raimundo Ribeiro (PPS).
Em seu pronunciamento, Joe Valle agradeceu o apoio de familiares, amigos, companheiros de partido e do Bloco Sustentabilidade e Trabalho e “os mais de 20 mil eleitores que nos elegeram e deram força quando nos lançamos ao desafio de presidir essa Casa”. “Essa é a Casa do Povo e a frente dela não mediremos esforços para fazer uma gestão que honre a confiança da população do Distrito Federal”, assinalou o presidente.
A nova Mesa Diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal se reúne nesta segunda-feira (2), às 10h, para discutir um posicionamento da Casa em relação ao aumento das passagens de ônibus, autorizado pelo governador Rodrigo Rollemberg no último dia 30/12. O reajuste das tarifas em 25% deu o tom na sessão de posse da nova Mesa Diretora realizada na manhã de domingo (1).
Durante a posse, vários deputados se manifestaram contra o reajuste e apelaram ao governador para cancelar a medida. O presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), chegou a afirmar que caso o governador não volte atrás, o Legislativo poderá tomar medidas para cancelar o aumento.
Uma das possibilidades que a Mesa Diretora deve analisar é a votação de um projeto de decreto legislativo sustando o ato do governador que autorizou o reajuste. Neste caso, a Câmara deverá ser autoconvocada para apreciar o projeto, já que está em recesso até 31 de janeiro. Não há nenhum custo extra no caso de autoconvocação da Câmara.
Confira a composição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018:
Presidente: Joe Valle (PDT)
Vice-presidente: Wellington Luiz (PMDB)
Primeira secretária: Sandra Faraj (SD)
Suplente primeira secretaria: Telma Rufino (PROS)
Segundo secretário: Robério Negreiros (PSDB)
Suplente segunda secretaria: Lira (PHS)
Terceiro secretário: Raimundo Ribeiro (PPS)
Suplente terceira secretaria: Cristiano Araújo (PSD)
Fonte: CLDF