Evento faz parte do calendário oficial do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS e pretende discutir os Blocos de Financiamento do SUS
Por Redação
O Ministério da Saúde através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/SCTIE/MS), irá realizar entre os dias 30 e 31 de outubro de 2107, o VIII Fórum Nacional de Assistência Farmacêutica no SUS. O evento será realizado na cidade de Maceió/AL.
Neste ano, o evento tem como objetivo discutir amplamente a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), buscando promover a reflexão sobre os seus principais avanços e desafios, especialmente no contexto da sua gestão e financiamento, sistemas de informação, programação e aquisição de medicamentos, informações sobre medicamentos, cuidado farmacêutico e políticas de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica do MS (DAF), Renato Teixeira, “o VIII Fórum será muito enriquecedor, pois tratará de temas relevantes para a Assistência Farmacêutica, como atendimento clínico-farmacêutico, farmácia popular, bigdata, Rename 2018 (Relação Nacional de Medicamentos), bio-similares e vários outros temas atuais” enfatizou.
Segundo o titular do DAF, o ministro Ricardo Barros estará anunciando a nova RENAME 2018, que será totalmente diferente do modelo atual.
Os temas das palestras serão voltados para a assistência farmacêutica do SUS e vão abordar assuntos como:
- Os Blocos de Financiamento do SUS e a revisão da Portaria nº 204, de 29 de janeiro de 2007.
- A garantia do acesso a medicamentos na reorganização da gestão e financiamento nos estados e municípios.
- O uso de fontes de dados para o aprimoramento da gestão e monitoramento dos recursos destinados à Assistência Farmacêutica.
- Programa Farmácia Popular do Brasil como estratégia para ampliação do acesso a medicamentos.
- A equidade na Assistência Farmacêutica no SUS e o acesso a medicamentos para populações vulneráveis.
- O desafio da garantia da integralidade em contextos de pressão pela alta tecnologia e crises de orçamento público.
- Política de Avaliação de Tecnologias em Saúde no SUS e a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) como promotora do acesso a medicamentos.
- Judicialização Boa e Judicialização Má: desafios dos operadores do direito.
Além das palestras, o Fórum terá Oficina sobre Assistência Farmacêutica e Mostra de Experiências Exitosas no SUS. O Fórum é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas, Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL).
Para maiores informações acesse: Portal da Saúde
LOCAL: Hotel Ritz Lagoa da Anta,
(Av. Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, 546 – Lagoa da Anta, Maceió – AL, CEP: 57038-230)
Telefone: (82) 2121-4000
Da Redação do Agenda Capital