Mutirão promovido pela Sejus-DF em parceria com a Polícia Civil ofereceu atendimentos para facilitar a emissão da nova carteira de identidade nacional | Foto: Divulgação/Sejus-DF

Para aqueles que não conseguiram ser atendidos durante o mutirão, foi oferecida a possibilidade de agendamento para emissão futura da CIN através de uma unidade móvel do Na Hora presente no local

Por Redação

Mais de 500 crianças e adolescentes do Distrito Federal agora possuem a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) graças a um mutirão realizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a Polícia Civil do DF (PCDF). A ação social, que ofereceu atendimento gratuito durante quatro dias em uma estrutura montada no Shopping Popular de Brasília, facilitou o acesso ao documento que conta com foto, QR Code e validade em todo o território nacional.

A dona de casa Ana Carolina Sousa, 38 anos, mãe de João Vítor, de 7, e Júlio César, de 4, foi uma das primeiras a buscar o serviço. Para ela, ter a nova CIN para os filhos desde cedo fará uma grande diferença. “Quando eu era criança, não existia esse tipo de documento com foto e biometria. Meus pais passaram por situações em que era difícil me identificar. Hoje, meus filhos vão ter esse documento desde cedo, e isso é essencial para a formação deles como cidadãos”, comemorou Ana Carolina, ressaltando também a praticidade e a segurança que o documento oferece.

Para aqueles que não conseguiram ser atendidos durante o mutirão, foi oferecida a possibilidade de agendamento para emissão futura da CIN através de uma unidade móvel do Na Hora presente no local. O agendamento pôde ser feito para atendimento em uma unidade do Na Hora ou em uma delegacia próxima à residência do interessado, com orientações e preenchimento das vagas disponíveis no site da Polícia Civil.

A nova CIN representa um avanço na identificação civil no Brasil. Unificado nacionalmente sob o número do CPF, o documento possui dados biométricos e um QR Code, elementos que aumentam a segurança e a autenticidade. Em casos de desaparecimento, essa integração ao banco de dados nacional facilitará a atuação das forças policiais em todo o país, agilizando a localização de crianças e adolescentes. Além disso, a CIN simplifica o acesso a diversos serviços públicos, inclusive em sua versão digital.

Um dos diferenciais da ação foi a conveniência para os pais ou responsáveis, que não precisaram levar fotos, já que os registros fotográficos e biométricos foram realizados no próprio local de atendimento. Bastou apresentar a certidão de nascimento original da criança ou adolescente.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, enfatizou a relevância da iniciativa. “Essa ação representa mais do que a entrega de um documento. É um passo importante para a inclusão social e o fortalecimento da cidadania desde a infância. Superamos os 500 atendimentos em quatro dias, e isso mostra o quanto a população reconhece a importância da identidade desde cedo como ferramenta de proteção e acesso a direitos.”

Para quem ainda deseja emitir a nova CIN para crianças e adolescentes, basta procurar os postos do Na Hora ou as delegacias autorizadas. O documento estará disponível para retirada na unidade escolhida, aproximadamente 20 dias após o atendimento.

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Da Redação do Agenda Capital

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